Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/923
Título: Empreendedorismo sobre rodas: uma análise do segmento de food truck da cidade de São Luís – MA
Título(s) alternativo(s): Entrepreneurship on wheels: an analysis of the food truck segment in the city of São Luís – MA
Autor(es): Carvalho, Fernanda Pires
Data do documento: 2018
Resumo: O empreendedorismo no Brasil, mesmo com todos os desafios, mostra-se cada vez mais como uma oportunidade na qual vale a pena investir, por isso grande parte da população brasileira demonstra interesse em abrir o próprio negócio. Percebe-se que no Brasil, a alimentação fora do lar vem tornando-se cada vez mais frequente, e a tendência é de aumento nesses números, já que o setor gastronômico tem crescido e oferecido muitas opções. Nesse sentido, o mercado de alimentação de rua, mais precisamente os food trucks, mostra-se mais do que um modismo e surge como uma alternativa tanto para os consumidores quanto para os empreendedores. Desse modo, para um melhor entendimento deste segmento na cidade de São Luís - MA, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar as vantagens e desafios do segmento de food truck nos bairros da Litorânea e Lagoa da Jansen da cidade de São Luís - MA, por estes concentrarem a maior parte de unidades desse segmento. Para tal, fora realizado um estudo bibliográfico e levantamento de dados. Posteriormente, a realização de uma pesquisa de campo direcionada aos empreendedores e consumidores. Este trabalho tem caráter qualitativo e quantitativo. Aplicou-se dois questionários, um para os empreendedores, e outro para os consumidores. Identificou-se que 56% dos proprietários estão empreendendo por necessidade, e a maioria não tem outra fonte de renda, observou-se também que os maiores desafios deste segmento estão atrelados à inovação constante, condições meteorológicas e legislação. Assim, esta pesquisa conclui que o setor oferece muitos desafios, mas também muitas oportunidades em virtude de uma tendência crescente da demanda pelos clientes, bem como adoção e aceitação por partes deles, que buscam diferenciais e experiências diversas.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Food truck
Perfil empreendedor
Desafios
Entrepreneurship
Entrepreneurial profile
Challenges
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA- FERNANDA PIRES_ PDF-A.pdf2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.