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dc.contributor.authorMaciel, Leonel Aranha-
dc.date.accessioned2019-12-10T19:24:32Z-
dc.date.available2019-12-10T19:24:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/921-
dc.description59 f.Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018Orientador: Prof. Me. Celso Antônio Lago Beckmanpt_BR
dc.description.abstractEstudo sobre o método de custeio variável aplicado em uma empresa de serviço atuante no segmento de comercialização de lanches, com o objetivo de demonstrar se este método pode ser utilizado como ferramenta de gestão. O custeio variável tem como premissa básica de que somente os custos claramente identificados com os produtos vendidos devem ser apropriados. A margem de contribuição que é um conceito do custeio variável tornou-se uma informação importante na gestão porque possibilita aos gestores realizarem um monitoramento individual do desempenho de cada produto, podendo perceber de maneira mais clara qual produto pode suportar um aumento ou uma redução de preços para potencializar as vendas. Outro tópico também bastante útil nesse método é a análise das inter-relações envolvendo custo, volume e lucro, na qual, podem ser analisados os vários pontos de equilíbrios, a margem de segurança e a alavancagem operacional. O ponto de equilíbrio não pode ser calculado como um todo em empresas com diversos produtos, a não ser que eles tenham a mesma margem de contribuição em valor ou a mesma porcentagem sobre os custos diretos. O máximo que pode ser feito é calcular por produto ou escolher um mix para análise. Com o acirramento da concorrência nos últimos anos, o preço de venda tornou-se uma das estratégias comerciais mais usadas para garantir a sobrevivência e o crescimento das empresas. Independentemente do porte e da área de atuação, a fixação de preço deve merecer especial atenção. É necessário que a administração veja com muita clareza as margens incidentes no preço final. Diante das dificuldades enfrentadas pelos microempresários em administrar suas empresas por falta de um método contábil, este estudo teve como objetivo principal aplicar o método de custeio variável em uma empresa real no sentido de encontrar respostas aos seguintes questionamentos: como a análise da margem de contribuição e do preço de venda pode contribuir com o processo decisório? E de que forma a análise de custo, volume e lucro pode ser utilizada no estabelecimento de estratégias e aumento da lucratividade?pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCusteio variávelpt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectEmpresa de serviçospt_BR
dc.subjectVariable costing-
dc.subjectDecision making-
dc.subjectService company-
dc.titleO custeio variável: um estudo de caso em uma empresa de serviços do setor de alimentospt_BR
dc.title.alternativeVariable costing: a case study in a food service company-
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 658-
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