Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uema.br/123456789/920
Title: Qualidade no atendimento: um estudo no Conselho de Enfermagem do Maranhão
Authors: Carvalho, Mayra Cristina Alves
Keywords: Atendimento
Autarquia
Qualidade
Serviço
Issue Date: 2018
Abstract: <p>A qualidade de atendimento deve ser enfoque n&atilde;o somente de empresas de servi&ccedil;os do setor privado, mas tamb&eacute;m de institui&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas, como aquelas em que o atendimento requer o contato face-a-face com os clientes-cidad&atilde;os. Considerando este contexto, este trabalho tem como objetivo analisar e propor melhorias no sistema de atendimento do Conselho Regional de Enfermagem do Maranh&atilde;o (COREN - MA). Visando isto, foi realizado um levantamento atrav&eacute;s da aplica&ccedil;&atilde;o de question&aacute;rios de satisfa&ccedil;&atilde;o sobre o atendimento prestado no Coren - MA, em que 150 profissionais colaboraram com o estudo. Com os resultados da pesquisa, entende-se que o atendimento dos usu&aacute;rios do Coren - MA est&aacute; ocorrendo de modo satisfat&oacute;rio, em que a cordialidade dos atendentes prevalece entre os pontos positivos. Por outro lado, h&aacute; ressalvas que n&atilde;o podem ser desconsideradas, como o tempo de espera, cujo somat&oacute;rio de percentuais de insatisfa&ccedil;&atilde;o e satisfa&ccedil;&atilde;o parcial chamam a aten&ccedil;&atilde;o por ultrapassarem o de &ldquo;muito satisfat&oacute;rio&rdquo;. Sendo assim, fica recomendado ao Coren - MA que atue na eleva&ccedil;&atilde;o de melhoria do seu atendimento para que os n&iacute;veis de satisfa&ccedil;&atilde;o de todos os aspectos avaliados sejam aumentados. E, atrav&eacute;s da realiza&ccedil;&atilde;o deste trabalho, evidencia-se a import&acirc;ncia da realiza&ccedil;&atilde;o de pesquisas de satisfa&ccedil;&atilde;o em contextos de atendimento, porque &eacute; a forma mais estrat&eacute;gica de identificar pontos merecedores de an&aacute;lises e melhorias mesmo em situa&ccedil;&otilde;es de atendimento bem avaliado de modo geral.</p>
Description: <p>71 f.</p><p>Monografia (Gradua&ccedil;&atilde;o em Administra&ccedil;&atilde;o) -&nbsp;Universidade Estadual do Maranh&atilde;o, S&atilde;o Lu&iacute;s, 2018&nbsp;</p><p>Orientadora: Profa. Ma. Jackeline de Sousa da Silva</p>
URI: http://repositorio.uema.br/123456789/920
Appears in Collections:MONOGRAFIAS DE ADMINISTRAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CD Mayra.pdf918.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.