Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/901
Título: Laboratório físico-químico: proposta para a Academia de Bombeiros Militar "Josué Montello" do corpo de bombeiros militar do Maranhão
Autor(es): Barros, Giovane Costa
Leite, Jadiel Silva
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho elabora uma proposta sobre a implantação de um laboratório físico-químico para a Academia de Bombeiros Militar "Josué Montello" (ABMJM) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), como meio de potencializar a didática de ensino, especificadamente com relação às disciplinas que envolvem Combate a Incêndio, no núcleo específico de estudo. O direcionamento da proposta está na materialização desse ambiente de ensino-aprendizagem, utilizando argumentos lógicos e levantamento de dados via comparações com alguns modelos já existentes em universidades e faculdades a nível nacional e regional, na categoria de baixa complexidade. A pesquisa foi construída por meio de revisão bibliográfica, pesquisas documentais e de levantamentos. Inicialmente, aborda-se uma visão geral sobre o CBMMA, passando pelo Centro de Ensino e, por fim, direcionando para o objeto de estudo, demonstrando a importância da prática experimental para melhor assimilação do conhecimento. Em seguida, o assunto é aprofundado um pouco mais, enaltecendo a necessidade de evolução do objetivo pretendido para um laboratório com finalidade de perícia de incêndio. Na conclusão, confirma-se a hipótese da pesquisa, indicando que a implantação é possível e vantajosa.  
Palavras-chave: Laboratório físico-químico
Combate a Incêndio
Prática experimental
Didática de ensino
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROPOSTA FINAL.pdf2.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.