Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/889
Título: Proposta de um Procedimento Operacional Padrão (POP) para contenção e captura de jacarés no âmbito do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão
Autor(es): Mendes, Bruno Rafael Tavares de Araújo
Muniz, Lucas dos Santos
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho teve como objetivo padronizar as ações no que se diz respeito à captura e contenção de jacarés realizados pelos membros do CBMMA através de um POP. Para se chegar a este propósito, foram utilizados dados referentes aos princípios do procedimento operacional padrão. Também foram utilizadas informações sobre os jacarés, primeiramente no âmbito biológico, abordando sua origem e evolução, seguido dos quesitos comportamental e taxonômico, que serviram de base para entendimento de como deve ser realizada a abordagem do animal. Ademais, houve uma explanação sobre as leis que protegem os jacarés e sobre o contato do serviço com esse tipo de ocorrência, discorrendo sobre os métodos e equipamentos utilizados. Tendo em vista esses parâmetros, foi elaborado um procedimento operacional padrão (POP), objetivando melhorar a qualidade de atendimento das ocorrências, no âmbito da cidade de São Luís, através de ações de resgate mais eficientes e em conformidade com os princípios de bem estar animal e de segurança para os agentes envolvidos.  
Palavras-chave: Bombeiros
Jacarés
Procedimento Operacional Padrão (POP)
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO OPERACIONAL.pdf4.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.