Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/875
Título: Gestão de tecnologia da informação: uma proposta de melhorias no processo de suporte técnico com base nas boas práticas da ITIL
Título(s) alternativo(s): Information technology management: a proposal for improvements in the technical support process based on ITIL good practices.
Autor(es): Costa, Hugo Yorimar de Almeida
Data do documento: 2019-07-29
Resumo: O crescimento acelerado do uso da tecnologia, nos últimos tempos, gerou um enorme aumento de departamentos de suporte técnico em todo país. A grande demanda por atendimento e a pouca experiência em atendê-los, faz com que estes departamentos enfrentem sérios problemas diariamente. Este trabalho se propõe a apresentar uma proposta de melhoria no processo de suporte técnico à luz do framework ITIL para o atendimento de serviços e entrega de soluções aos clientes. A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é uma biblioteca mundialmente reconhecida pelas melhores práticas de Gerenciamento de Serviços de TI. Através do estudo de caso de uma instituição do setor público, foi possível aplicar conceitos estudados sobre Gestão de Tecnologia da Informação, Governança de TI e modelagem de processos de negócios através da notação BPMN (Business Process Model and Notation). A estrutura da pesquisa foi dividida em duas etapas: identificação dos problemas e proposta de melhorias. Dessa forma, após a coleta de dados, consubstanciada no referencial teórico, o presente estudo foi capaz de identificar os principais problemas na área de suporte técnico da instituição e propor um modelo para melhoria dos seus processos. Uma vez aceito e aprovado, o modelo pode ser submetido a implantação das mudanças culturais e estruturais propostas, visto que as experiências adquiridas com a adoção das boas práticas da ITIL demonstraram-se adaptáveis para qualquer ambiente de tecnologia, tanto para empresas públicas como privadas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.  
Palavras-chave: Gestão
Tecnologia
Informação
Processo
ITIL
Management
Technology
Information
Process
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia da Computação - CCT UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia HUGO YORIMAR DE ALMEIDA COSTA PDF-A.pdf6.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.