Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/874
Título: A inclusão do aluno surdo na educação básica: um olhar sociológico no Centro de Ensino Integral Professora Margarida Pires Leal
Título(s) alternativo(s): The inclusion of deaf students in basic education: a sociological look at the Centro de Ensino Integral Professora Margarida Pires Leal
Autor(es): Mateus, Veronica Maria França
Data do documento: 2018
Resumo: Neste trabalho foi analisado sob a ótica de um olhar sociológico e interdisciplinar a inclusão do aluno surdo na educação básica, com o objetivo de analisar como ocorre as relações de interação entre alunos surdos e a equipe escolar no Centro de Ensino Integral Professora Margarida Pires Leal. A metodologia adotada foi a etnografia, com bases em observações diretas, entrevista aberta com os atores envolvidos nesse processo de inclusão e análise bibliográfica sobre esse tema, com os estudos baseados em Erving Goffman, Norbert Elias, Pierre Bourdieu, Émile Durkheim, Paulo Freire, entre outros. Buscou-se assim, analisar a política educacional de inclusão, apreender o ponto de vista desses porta vozes e investigar como apresentavam a „inclusão‟. Os resultados demonstraram que a instituição escolar inclui, porém com limitações do ponto de vista das relações interpessoais dos atores escolar envolvidos.  
Palavras-chave: Alunos surdos
Inclusão
Educação
Estigmatização
Interação
Deaf students
Inclusion
Education
Stigmatization
Interaction
Aparece nas coleções:Curso de Ciências Sociais Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA VERONICA MATHEUS_1 PDF-A.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.