Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uema.br/123456789/874
Title: A inclusão do aluno surdo na educação básica: um olhar sociológico no Centro de Ensino Integral Professora Margarida Pires Leal
Authors: Mateus, Veronica Maria França
Keywords: Alunos surdos
Inclusão
Educação
Estigmatização
Interação
Issue Date: 2018
Abstract: <p>Neste trabalho foi analisado sob a ótica de um olhar sociológico e interdisciplinar a<br />inclusão do aluno surdo na educação básica, com o objetivo de analisar como ocorre<br />as relações de interação entre alunos surdos e a equipe escolar no Centro de<br />Ensino Integral Professora Margarida Pires Leal. A metodologia adotada foi a<br />etnografia, com bases em observações diretas, entrevista aberta com os atores<br />envolvidos nesse processo de inclusão e análise bibliográfica sobre esse tema, com<br />os estudos baseados em Erving Goffman, Norbert Elias, Pierre Bourdieu, Émile<br />Durkheim, Paulo Freire, entre outros. Buscou-se assim, analisar a política<br />educacional de inclusão, apreender o ponto de vista desses porta vozes e investigar<br />como apresentavam a „inclusão‟. Os resultados demonstraram que a instituição<br />escolar inclui, porém com limitações do ponto de vista das relações interpessoais<br />dos atores escolar envolvidos.<br /> </p>
Description: <p>78 f.<br />Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade<br />Estadual do Maranhão, São Luís, 2018.<br />Orientadora: Profa. Dra. Marina Santos Pereira Santos<br /> </p>
URI: http://repositorio.uema.br/123456789/874
Appears in Collections:MONOGRAFIAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA VERONICA.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.