Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/848
Título: Eficácia analgésica da metadona associada a infusão contínua de fentanil, cetamina e lidocaína no pós-operatório imediato de cadelas submetidas a ovariossalpingohisterectomia
Autor(es): Mesquita, Izabelly Costa Oliveira
Data do documento: 2016
Resumo: A analgesia nos diversos tempos operatórios é um dos objetivos de qualquer técnica de anestesia. Neste contexto o emprego dos agentes opioides a fim de atender este objetivo tornou-se uma prática comum. Objetiva-se avaliar a analgesia pós-operatória imediata da associação de metadona-fentanil-cetamina-lidocaína por via venosa durante cirurgia de ovariossalpingohisterectomia em cadelas. Foram utilizadas 16 cadelas, divididas em dois grupo de 8 animais, grupo metadona (G1), e grupo controle (G2). Como medicação pré-anestésica no G1 utilizou-se a associação de acepromazina (0,05mg/kg) e metadona (0,1mg/kg), no G2 somente a acepromazina foi utilizada. Na indução, utilizou-se cetamina (1mg/kg), lidocaína (1mg/kg), fentanil (2ug/kg) e midazolan (0,5mg/kg) em ambos os grupos. Na infusão contínua, utilizou-se cetamina (10µg/kg/min), lidocaína (50ug/Kg/min), fentanil (0,03 ug/kg/min) e Metadona (0,2mg/kg/min) e G2 que recebeu a mesma infusão sem a metadona. Para avaliação de analgesia pós-operatória, os animais foram examinados em esquema duplo-cego, com 1 avaliador em tempos diferentes a cada 30 minutos por 120 minutos após o término da cirurgia, utilizando a escala de dor da Universidade de Melbourne. No presente estudo, a maioria dos animais de ambos os grupos, mantiveram as FC e FR dentro dos valores aceitáveis para a espécie. O G1 apresentou menores pontuações quando avaliado a analgesia no pós-operatório, sugerindo uma menor resposta ao estímulo doloroso, confirmando que o protocolo proposto no G1, com a utilização da metadona, apresentou melhores resultados e maior efeito de analgesia no pós-cirúrgico.  
Palavras-chave: Metadona
Analgesia
Ovariosalpingohisterectomia
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc definitivo.pdf576.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.