Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/846
Título: Identificação de Mycobacterium Avium Subsp. Paratuberculosis (MAP) através da bacterioscopia em búfalos abatidos em matadouros da Baixada Maranhense
Autor(es): Rocha, Thais Bastos
Data do documento: 2016
Resumo: A paratuberculose é considerada uma enterite crônica granulomatosa, incurável, causada pelo Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis (MAP) que afeta principalmente os ruminantes, podendo atingir também outras espécies de animais. É responsável por perdas econômicas que ocorrem pela redução na produtividade e maior susceptibilidade a outras doenças, causando um considerável impacto na economia. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi diagnosticar o Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis ( MAP) nos rebanhos bubalinos abatidos na região da Baixada Maranhense. Foram coletadas amostras de intestino delgado, intestino grosso, linfonodos mesentéricos e fezes de 115 búfalos abatidos em matadouros da Baixada Maranhense. Para o diagnóstico dessa enfermidade, foram realizados exames histopatológicos utilizando as colorações de Hematoxilina e Eosina (H&E), Ziehl-Neelsen (ZN) e isolamento bacteriano. Foi possível evidenciar infiltrado inflamatório granulomatoso composto por macrófagos epiteliódes repleto de células gigantes tipo Langhans na mucosa, infiltrado mononuclear na submucosa, com atrofia e fusão das vilosidades no intestino delgado, e infiltrado difuso acentuado de macrófagos epitelióides e células gigantes tipo Langhans nos linfonodos mesentéricos, quando submetidas ao diagnóstico histopatológico, em 27% (31/115) dos búfalos. Com a coloração de Ziehl-Neelsen foram visualizados bacilos álcool-ácido-resistentes (BAAR) em 23% (26/115) das amostras dos tecidos analisados. Nas amostras de fezes submetidas ao cultivo bacteriano foi identificado o Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis em 19% (5/26). Os resultados desse estudo demonstram a ocorrência subclínica de paratuberculose em rebanhos bubalinos abatidos em matadouros da Baixada Maranhense.  
Palavras-chave: Bubalinos
Ziehl-Neelsen
Paratuberculose
Maranhão
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DEFINITIVO.pdf2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.