Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/831
Título: Mulheres no poder: análise da participação feminina em cargos de comando nas instituições públicas de São Luís
Título(s) alternativo(s): Women in power: analysis of female participation in command positions in public institutions in São Luís
Autor(es): Sousa, Klícia Nathany Costa de
Data do documento: 2016
Editor: UEMA
Resumo: Esta pesquisa constituiu-se na investigação das percepções das mulheres ocupantes de cargos de comando em instituições que historicamente tiveram seus cargos de maior poder hierárquico ocupados por homens fazendo uma análise dos fatores que permeiam as relações de gênero. Esferas sociais que comprometem os papéis dos homens e das mulheres como no caso a Polícia, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Agricultura colocam obstáculos que dificultam a ocupação por mulheres em seus cargos de comando, pois dentro destas instituições existe incompatibilidade dos papéis socialmente construídos as mulheres. Muitos conflitos de gênero existem dentro dessas instituições, porém existe uma valorização crescente das diferenças e consequentemente a abertura de espaço para as mulheres dentro dessas instituições objetivando a criação de práticas democráticas ocasionadas pelo maior convivência entre os gêneros. A valorização do trabalho feminino que a abre a possibilidade das mulheres ocuparem cargos de grande poder hierárquico estabelece novas formas de se constituir as relações de gênero dentro da nossa sociedade de economia industrial.
Palavras-chave: Mulher
Gênero
Comando
Woman
Gender
Aparece nas coleções:Curso de Ciências Sociais Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Klícia Sousa_1 PDF-A.pdf468.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.