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Title: Lutas e narrativas sobre a educação quilombola
Authors: Sousa, Karlianne Pacheco de
Keywords: Educação
Narrativas
Saberes Tradicionais
Quilombo
Issue Date: 2019
Publisher: UEMA
Abstract: <p>A presente monografia surgiu de investimentos a partir do Programa Institucional de Bolsas de Inicia&ccedil;&atilde;o Cient&iacute;fica (PIBIC) desde 2016 at&eacute; o presente com a comunidade de Bairro Novo em Penalva, em atividades em conjunto com Programa de P&oacute;s Gradua&ccedil;&atilde;o Cartografia Social e Pol&iacute;tica da Amaz&ocirc;nia (PPGCSPA). Teve por objetivo analisar a rela&ccedil;&atilde;o entre os saberes tradicionais e a educa&ccedil;&atilde;o formal considerando situa&ccedil;&otilde;es de comunidades quilombolas, discutindo a rela&ccedil;&atilde;o de saberes tradicionais e a educa&ccedil;&atilde;o quilombola e a interdisciplinaridade no Centro de Ci&ecirc;ncias e Saberes com as escolas e, em que medida contribui para o fortalecimento &eacute;tnico dos conflitos vivenciados em Bairro Novo de Penalva. O referencial te&oacute;rico que embasa este estudo fundamenta-se em Almeida (2016), Martins (2010), Portela (2017) com a discuss&atilde;o de territorialidade, a categoria quilombo e saberes tradicionais. Os autores Berreman (1975), Bourdieu (1998), Barth (2000), Foucault (1978), contribu&iacute;ram com abordagem sobre educa&ccedil;&atilde;o, pesquisa, rela&ccedil;&atilde;o de pesquisa, o distanciamento de um senso comum e um senso comum douto afim, de problematizar a partir das enclaves encontradas no campo. Nesse vi&eacute;s, a pesquisa configurou-se em uma abordagem qualitativa, e do estudo de caso. A metodologia realizada foi atrav&eacute;s de entrevistas n&atilde;o estruturadas, di&aacute;rio de campo, grava&ccedil;&otilde;es de &aacute;udio e fotografias. Com o intuito de aprofundar o tema a monografia, tomo como base o trabalho de campo, tendo em vista que teoria e pr&aacute;tica, segundo Bourdieu (1998) n&atilde;o est&atilde;o dissociadas. Os resultados apontaram diversas contribui&ccedil;&otilde;es advindas do engajamento de professores e a comunidade de Bairro Novo com a idas ao Centro de Ci&ecirc;ncias e Saberes, a utiliza&ccedil;&atilde;o das narrativas quilombolas no ambiente escolar, com um olhar diferenciado na abordagem de saberes tradicionais. Dessa forma percebeu-se que contribui&ccedil;&atilde;o a melhoria a compreens&atilde;o de mundo, do ensino e da aprendizagem dos envolvidos.</p><p>&nbsp;</p>
Description: <p>83 f.</p><p>Monografia (Gradua&ccedil;&atilde;o em Ci&ecirc;ncias Sociais) -&nbsp;Universidade Estadual do Maranh&atilde;o,S&atilde;o Lu&iacute;s,2019.</p><p>Orientador: Profa. Dra. Cynthia Carvalho Martins</p>
URI: http://repositorio.uema.br/123456789/814
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