Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/809
Título: Aeronaves remotamente pilotadas (RPA): um aporte no combate aos incêndios florestais em áreas protegidas pelo Corpo de Bombeiros Militar no Estado do Maranhão
Autor(es): Moura, Vinícius de Carvalho
Silva, Marcos Paulo
Data do documento: 2018
Resumo: Esse trabalho fez um estudo de como os incêndios florestais cresceram em todo o mundo em decorrência da ação humana e das contundentes mudanças climáticas. No Brasil e mais especificamente no estado do Maranhão este cenário tem se apresentado de forma incisiva, contudo ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) por intermédio do inciso VIII do artigo 2º da Lei Estadual nº 10.230/2015 cabe essa atribuição de prevenir e combater incêndios florestais, com o fim de reduzir danos e prejuízos. O objetivo deste estudo foi investigar de que forma as Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) podem contribuir com o Corpo de Bombeiros Militar nas atividades de combate aos incêndios florestais em áreas protegidas no estado do Maranhão, tendo como base a sua capacidade de transmissão de imagens, possibilitando o planejamento no emprego de recursos adequados. Caracteriza-se o referido trabalho de pesquisas documental e bibliográfica, lastreado em artigos científicos, monografias, relatórios, endereços eletrônicos e notadamente legislações sobre o assunto. As RPA foram examinadas quanto a sua trajetória de evolução, classificação, funcionamento, regularização, aquisição e emprego. Por fim, mostrou-se como esse equipamento pode otimizar recursos, reduzir custos e melhorar o planejamento das operações de incêndio florestal pelo CBMMA.  
Palavras-chave: Incêndio Florestal
CBMMA
Monitoramento
Combate
RPA
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PARA IMPRESSAO.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.