Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uema.br/123456789/807
Title: Educação das relações étnico-raciais: vivência de uma escola pública estadual maranhense
Authors: Costa, Karine Cristine
Keywords: Relações Étnico-Raciais
Racismo
Escola
Issue Date: 2019
Publisher: UEMA
Abstract: <p>Este trabalho tem como objetivo analisar a implementa&ccedil;&atilde;o da Lei Federal n&ordm; 10.639/03 no Centro de Ensino Estado do Par&aacute;, localizado no Bairro da Liberdade, em S&atilde;o Lu&iacute;s/MA. No Brasil, ainda nos dias atuais, permanece no imagin&aacute;rio coletivo o mito da democracia racial. Embora a inclus&atilde;o no curr&iacute;culo da Lei Federal N&ordm; 10.639/03, alterada pela Lei Federal n&ordm;11. 645/08 que determina &agrave; inclus&atilde;o no curr&iacute;culo oficial da rede de ensino e a obrigatoriedade da tem&aacute;tica &ldquo;Hist&oacute;ria e Cultura Afro-Brasileira e Ind&iacute;gena&rdquo; possa ser entendida como um avan&ccedil;o para a problematiza&ccedil;&atilde;o e o reconhecimento da quest&atilde;o racial no Brasil, 16 anos os resultados obtidos nesta pesquisa indicam que h&aacute; uma fragilidade na implementa&ccedil;&atilde;o da Lei no curr&iacute;culo e nas pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas cotidianas. Destaca tamb&eacute;m a necessidade de comprometimento de todos da comunidade escolar, no sentido de promover pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas que possam romper com esteri&oacute;tipos, preconceitos e contribuir para o combate do racismo no espa&ccedil;o escolar.</p>
Description: <p>90 f.&nbsp;</p><p>Monografia (Gradua&ccedil;&atilde;o em&nbsp;Ci&ecirc;ncias Sociais) - Universidade Estaduaal do Maranh&atilde;o,S&atilde;o Lu&iacute;s,2019.</p><p>Orientador: Profa. Dra. Valdira Barros</p>
URI: http://repositorio.uema.br/123456789/807
Appears in Collections:MONOGRAFIAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARINE - TCC DEFINITIVO.pdf860.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.