Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/785
Título: Materiais concretos: uma estratégia para o ensino aprendizagem de geometria plana e espacial no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Concrete materials: a strategy for teaching and learning plane and spatial geometry in high school
Autor(es): Pontes, Valderlândio de Araújo
Data do documento: 2018-04-26
Editor: UEMA
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a influência da utilização de materiais concretos como estratégia para o ensino da Matemática e tem como tema Materiais concretos: Uma estratégia para o ensino aprendizagem de Geometria Plana e Espacial no Ensino Médio. Constituiu-se lócus de investigação a escola estadual CE Prof. Barjonas Lobão, localizada em São Luís/MA. Os sujeitos da pesquisa são 49 alunos da 1ª série do Ensino Médio, distribuídos em duas turmas (A e B), e 10 Professores de Matemática do referido Centro de Ensino. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo comparativo, tomando como ponto de partida referenciais teóricos que discutem o tema abordado; e empírico, do ponto de vista da estratégia de coleta de dados, a qual se realizou através do desenvolvimento de entrevista semiestruturada e minicursos. Estes tiveram como objetivo trabalhar o conteúdo sobre Geometria Plana e Espacial e averiguar a qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos. Aquela, investigar a concepção dos professores de Matemática sobre a utilização de materiais concretos no ensino de conteúdos matemáticos. Para a escolha do conteúdo tomou-se como base o desempenho dos alunos nos Simulados Diagnósticos Mais IDEB. A organização textual da pesquisa versa sobre os seguintes assuntos: considerações sobre o ensino da Matemática; análise de dados levantados pelo Plano Mais IDEB sobre os índices educacionais do Estado do Maranhão, especialmente os relativos ao CE Prof. Barjonas Lobão; descrição das etapas do minicurso sobre Geometria Plana e Espacial voltado para o desenvolvimento de habilidades específicas ainda não alcançadas pelos alunos da escola acima mencionada, de acordo com os Simulados Diagnósticos do Plano Mais IDEB. Graficamente apresentam-se e discutem-se os resultados da pesquisa, os quais confirmaram a hipótese de que a utilização de materiais concretos favorece a aprendizagem de conteúdos matemáticos e contribui para despertar o interesse dos alunos, consequentemente, interfere positivamente na redução das taxas de abandono e de reprovação dos alunos.
Palavras-chave: Material concreto
Ensino aprendizagem
Geometria plana e espacial
Ensino médio
Concrete material
Teaching learning
Flat and spatial geometry
High school
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matematica em Rede Nacional - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_VALDERLANDIO_PONTES_1 PDF-A.pdf1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.