Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Cléssio da Silva-
dc.date.accessioned2019-11-13T22:34:52Z-
dc.date.available2019-11-13T22:34:52Z-
dc.date.issued2018-07-19-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/782-
dc.description97 f.Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018.Orientador: Prof. Dr. Roberto Batista dos Santos.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho surgiu de uma necessidade de proporcionar aos alunos do Ensino Médio uma visão complementar dos números, a ligação que estes números têm com a natureza, a beleza que suas propriedades apresentam e o enfoque histórico que os alunos muitas vezes desconhecem. Para isso, esse trabalhado é respaldado em autores com grande reputação sobre o tema como Ian Stewart, Georges Ifrah, Howard Eves, entre outros. A obra clássica de Ifrah “Os números: a história de uma grande invenção” narra, de maneira simples e interessante, a origem dos números e como eles sofreram grandes alterações no decorrer dos séculos, até chegar nos algarismos que utilizamos hoje. Já as obras de Stewart e Eves desenvolvem temáticas extremamente fascinantes acerca da Matemática e de suas propriedades. Dividido em três capítulos, este trabalho tenta, de maneira inovadora, apresentar o mundo dos números como um universo simples, envolvente e essencialmente regido por padrões, reafirmando, assim, a tão célebre frase de Pitágoras de que os números governam o mundo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectPadrão numéricopt_BR
dc.subjectHistória dos númerospt_BR
dc.subjectContagempt_BR
dc.subjectSequênciaspt_BR
dc.subjectNumerical pattern-
dc.subjectHistory of numbers-
dc.subjectScore-
dc.subjectSequences-
dc.titleA beleza dos números e de suas propriedades: uma abordagem histórica para o ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe beauty of numbers and their properties: a historical approach to high school-
dc.typedissertationpt_BR
dc.identifier.cduD 511:373.5(091)-
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matematica em Rede Nacional - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_CLESSIO ARAUJO_1 PDF-A.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.