Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uema.br/123456789/779
Title: Educação para uma formação cidadã: uma análise do discurso político pedagógico na Paidéia clássica ateniense (Século V – IV a.C.)
Authors: Assunção, Marla Rafaela Lima de
Keywords: Ensino de História
Cidadania
Paidéia
Educação
Issue Date: 25-Apr-2018
Publisher: UEMA
Abstract: <p>Desde a Gr&eacute;cia Antiga, a educa&ccedil;&atilde;o tem sido considerada uma fonte legitimadora de um projeto de poder e cidadania espec&iacute;ficos. Este trabalho reflete as contribui&ccedil;&otilde;es da Educa&ccedil;&atilde;o na constitui&ccedil;&atilde;o de uma cidadania, tendo em vista que a legisla&ccedil;&atilde;o brasileira aponta a &bdquo;forma&ccedil;&atilde;o cidad&atilde;‟ como uma das premissas da educa&ccedil;&atilde;o contempor&acirc;nea. Para tal, buscamos subs&iacute;dios no ideal grego de Educa&ccedil;&atilde;o, em especial, na Atenas Cl&aacute;ssica do V e IV s&eacute;culos a.C., por ter sido a primeira a relacionar a forma&ccedil;&atilde;o de cidad&atilde;os e de uma identidade particular segundo os princ&iacute;pios da Paid&eacute;ia. Sendo uma discuss&atilde;o significativa no estudo das sociedades antigas e modernas, sua proposta &eacute; considerar como as mesmas pr&aacute;ticas educativas que transformam sujeitos em cidad&atilde;os-plenos podem refor&ccedil;ar um modelo de cidadania excludente, uma vez que uma parcela da sociedade n&atilde;o tem acesso a um ensino de qualidade. Os documentos arqueol&oacute;gicos, cl&aacute;ssicos liter&aacute;rios e a legisla&ccedil;&atilde;o brasileira fornecem respostas e explicam as limita&ccedil;&otilde;es do acesso e da qualidade de ensino at&eacute; os dias atuais.</p>
Description: <p>118 f.</p><p>Disserta&ccedil;&atilde;o (Mestrado em Hist&oacute;ria, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranh&atilde;o,S&atilde;o Lu&iacute;s,2018.</p><p>Orientador: Profa. Dra. AnaL&iacute;via Bomfim Vieira.</p>
URI: http://repositorio.uema.br/123456789/779
Appears in Collections:PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, ENSINO E NARRATIVAS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao-marla-rafaela-CD-ROM.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.