Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Vilson Morais de-
dc.date.accessioned2019-11-12T19:05:25Z-
dc.date.available2019-11-12T19:05:25Z-
dc.date.issued2018-04-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/776-
dc.description68 f.Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018.Orientador: Profa. Dra. Sandra Imaculada Moreira Netopt_BR
dc.description.abstractA dificuldade na interpretação de ideias geométricas, muitas vezes tratadas de maneira demasiadamente abstrata ou sem uma boa representação gráfica, faz com que o aprendizado da Geometria seja frágil. Partindo da hipótese de que o uso da tecnologia em sala de aula pode ser um grande aliado para superar dificuldades, trazer representações claras, possibilitar a interatividade e uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos, este trabalho apresentará uma proposta de abordagem de alguns tópicos do cálculo de áreas, por meio de atividades desenvolvidas através do software GeoGebra. A proposta aborda conceitos que vão desde a noção intuitiva de área, passando por áreas clássicas como a área do triângulo, até o cálculo de áreas de figuras por meio de ideias relacionadas a noção de limite, noção que inclusive é pouco abordada no ensino básico e que através do GeoGebra pode facilmente ser assimilada, pelo menos intuitivamente. Como forma de validar a proposta, foi realizado um minicurso, com um grupo de 30 estudantes da primeira série do ensino médio, com este grupo foram apresentados conceitos e atividades, por meio de um estudo dirigido com foco em atividades dinâmicas e iterativas, possibilitadas pelo GeoGebra.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectMatemática dinâmicapt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGeometria Planapt_BR
dc.subjectDynamic mathematics-
dc.subjectGeometry-
dc.subjectPlane Geometry-
dc.titleCálculo de áreas: uma abordagem através do GeoGebra no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeArea calculation: an approach through GeoGebra in high school-
dc.typedissertationpt_BR
dc.identifier.cduD 514:004.4-
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matematica em Rede Nacional - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_VILSON_SOUSA_1 PDF-A.pdf2.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.