Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/771
Título: Isolamento e caracterização genotípica de isolados Toxoplasma gondii obtidos de galinhas de criação livre na ilha de São Luís - MA
Autor(es): Sousa, Isabella Chaves
Data do documento: 2015-05-22
Editor: UEMA
Resumo: Toxoplasma gondii é um protozoário de distribuição mundial que infecta praticamente todos os vertebrados homeotérmicos, incluindo o ser humano. Apesar do gênero Toxoplasma ser considerado monoespecífico, três linhagens clonais clássicas são descritas para isolados principalmente da América do Norte e Europa. Entretanto, estudos vem mostrando que diversos isolados encontrados, particularmente no Brasil, são diferentes dos tipos clássicos, com a presença de linhagens clonais específicas e genótipos atípicos. Com o objetivo de isolar e caracterizar genotipicamente cepas do referido protozoário encontradas em galinhas de criação livre naturalmente infectadas nos municípios da ilha de São Luís – MA, 60 aves (Gallus domesticus) passaram por triagem sorológica pela Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI), e amostras de coração e cérebro das soropositivas foram encaminhadas para bioensaio em camundongos. Os isolados obtidos no bioensaio foram genotipados através da técnica de Reação em Cadeia pela Polimerase, método de Polimorfismo por Tamanho de Fragmento de DNA gerados por enzimas de restrição (PCR-RFLP), usando os marcadores SAG1, 3’SAG2, 5’SAG2, alt.SAG2, SAG3, BTUB, GRA6, c22-8, c29-2, L358, PK1, Apico e CS3. A frequência de infecção por T. gondii nas aves examinadas através da RIFI foi de 25,0% (15/60). Cinco isolados de T. gondii foram obtidos e 4 genótipos distintos descritos, sendo que um deles não há registro na literatura, portanto, isolado pela primeira vez na presente pesquisa. Linhagens clonais clássicas do tipo I, II e III não foram encontradas, mas a linhagem clonal brasileira BrI foi identificada. Os resultados obtidos corroboram com estudos já desenvolvidos em outras regiões do Brasil, indicando uma alta diversidade genética de T. gondii.
Palavras-chave: Toxoplasma
PCR-RFLP
Bioensaio
Galinhas
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
isabella chaves.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.