Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/762
Título: “Quilombo urbano”, Liberdade, Camboa e Fé em Deus: identidade, festas, mobilização política e visibilidade na cidade de São Luís, Maranhão
Autor(es): Assunção, Ana Valéria Lucena Lima.
Data do documento: 2017
Editor: UEMA
Resumo: Os bairros Liberdade, Camboa e Fé em Deus, retratados nesta pesquisa, estão localizados no município de São Luís, Maranhão. Os moradores aqui descritos apresentam proveniência semelhante, muitos vindos de Alcântara e das demais cidades e povoados da Baixada Maranhense e têm histórias de vida marcadas pela cooperação e por práticas de reciprocidade, além de muitos deles serem parentes. Esta dissertação objetiva compreender a construção das experiências sociais, destacando o universo de eventos culturais, festas e rituais religiosos dos bairros Liberdade, Camboa e Fé em Deus, por meio de narrativas dos seus moradores. Nesse sentido, busco perceber como o pertencimento é acionado pelos agentes sociais através do uso do termo “quilombo urbano”. Os dados da pesquisa foram levantados por meio de entrevistas, observações e registro, transcrição de fontes secundárias. Mediante a pesquisa, foi possível perceber que os agentes desenvolvem uma forte participação em festas religiosas, em eventos culturais, organizações e ações que significam lutas por visibilidade positiva. Além disso, as experiências compartilhadas por esses moradores representam elementos de afirmação da identidade coletiva.
Palavras-chave: Liberdade
Camboa
Fé em Deus
Quilombo urbano
Aparece nas coleções:Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA VALÉRIA LUCENA LIMA ASSUNÇÃO_1 PPDF-A.pdf2.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.