Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/756
Título: Diagnóstico nutricional do abacaxi ‘Turiaçu’ e relação com ocorrência de lesões corticosas nos frutos em pré e pós-colheita
Autor(es): Pinheiro, Girlayne Veloso
Data do documento: 2017
Editor: UEMA
Resumo: O plantio de abacaxi ‘Turiaçu’ realizado no município de Turiaçu, Maranhão, localizado na microrregião do Gurupi (Amazônia Maranhense), é basicamente familiar, em sistema itinerante de corte e queima ainda passando por inovações no processo produtivo. Um problema que deprecia o valor comercial da cv. ‘Turiaçu’ e dificulta a conquista de novos mercados é a presença de lesões corticosas na casca do fruto que parece resultar de uma desordem fisiológica. O objetivo do trabalho foi realizar um levantamento sobre a ocorrência de lesões em frutos de abacaxi cv. ‘Turiaçu’ provenientes do sistema de cultivo de corte e queima e estudar a relação entre o estado nutricional das plantas de abacaxi ‘Turiaçu’ com a ocorrência das lesões corticosas nos frutos. Os dados relativos à contagem de lesões na casca dos frutos foram submetidos ao teste “t” de Student ao nível de 5% de probabilidade. Utilizou-se o software estatístico MINITAB® 16. Foram feitos histogramas de frequências percentuais, para os valores de contagem total de lesões corticosas típicas e lesões corticosas superficiais dos frutos de abacaxi cv. ‘Turiaçu’. De um modo geral, pode-se inferir que a safra 16/17 apresentou frutos com melhor qualidade comercial, uma vez que obteve uma freqüência de frutos sem lesão e uma diminuição da freqüência no grupamento ≥ 50 lesões por fruto, em comparação à safra 15/16. A gravidade da situação da presença de lesões corticosas típicas foi evidenciada nas propriedades que cultivaram o abacaxi na situação de roça no toco, aonde os frutos de um modo geral, nas duas safras apresentaram frutos com grande quantidade de lesões típicas, caracterizando frutos com baixo potencial de mercado, sendo um fenômeno generalizado na região e agravado em cultivos que não recebem nenhum tipo de adubação. A aplicação de boro via foliar proporcionou elevados teores de boro na folha D, contudo, nem o boro e nem o biofertilizante, influenciaram as características químicas e biométricas dos frutos, exceto pelo comprimento de fruto sem coroa/massa do fruto. A aplicação de biofertilizante reduziu o número de lesões corticosas típicas, na base dos frutos, enquanto a aplicação de boro, via foliar e biofertilizante não reduziram o número de lesões corticosas superficiais.
Palavras-chave: Lesão corticosa
Ananas comosus var. comosus L. (Merril)
Sistema de cultivo
Qualidade de frutos
Adubação foliar
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIRLAYNE VELOSO PINHEIRO.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.