Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/737
Título: Potencial extrativo e biologia reprodutiva do caranguejo-uçá, Ucides cordatus, Linnaeus 1763 em manguezais do litoral maranhense, Brasil
Autor(es): Sousa, Daniele Borges de.
Data do documento: 2017-11-24
Editor: UEMA
Resumo: A cata do caranguejo Ucides cordatus é uma importante atividade pesqueira desenvolvida em área de manguezal no Brasil. Todavia, nos últimos anos têm sido observado um declínio na produção de caranguejos em algumas localidades do País e do Estado. No intuito de gerar subsídios que auxiliem na gestão desse recurso, objetivou-se analisar a dinâmica populacional e reprodutiva de Ucides cordatus em três manguezais do litoral maranhense, Brasil. Foram realizadas 12 coletas mensais em dois manguezais no município de Raposa (Araçagi e Pucal) e outro em Cururupu (Ilha de Guajerutiua). O material coletado foi transportado para o Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática da UEMA, onde foram verificados a biometria, o sexo e estádio de maturação gonadal de cada exemplar. Para as análises populacionais foram avaliados o potencial extrativo imediato (PEI) e futuro (PEF) de cada área e a Captura por Unidade de Esforço (CPUE). E para o estudo reprodutivo foram analisados aspectos diversos tais como, período reprodutivo, tamanho de primeira maturação gonadal e taxa de fecundidade. Foram coletados 1.100 exemplares de U. cordatus: 253 provenientes de Araçagi, 475 de Cururupu e 372 de Pucal. A abundância de machos foi significativamente maior nos manguezais de Pucal (64,5%; p<0,05) e Cururupu (84,2%; p<0,05). Nota-se que os caranguejos coletados em Cururupu são maiores e mais pesados em comparação aos obtidos em outras áreas (p< 0,05). Enquanto em Araçagi foram registrados os menores exemplares, com largura média de 43 mm para fêmeas e 45 mm para machos. O maior PEI foi registrado para Cururupu (machos: 89,5%; fêmeas:45,2%) seguido por Pucal (machos: 46,6 %; fêmeas: 3,7%). Araçagi, por sua vez, não apresentou percentuais satisfatórios à exploração imediata do recurso, onde apenas 4,1 % dos machos e 0,75% das fêmeas coletadas apresentaram largura superior a 60 mm. O valor médio de CPUE variou de 21,1 a 39,5 caranguejos coletados por hora nos manguezais de Araçagi e Cururupu, respectivamente. A análise sazonal das gônadas revelou que a maturação em machos ocorre de forma contínua, enquanto as fêmeas apresentaram maturação sazonal, compreendida entre os meses de dezembro e abril. Os resultados obtidos com esta pesquisa foram de grande importância para a compreensão da dinâmica populacional e reprodutiva de Ucides cordatus, indicando o período em que essa espécie se reproduz no estado do Maranhão, bem como a atual situação estoques pesqueiros do caranguejo-uçá nos manguezais analisados.
Palavras-chave: Potencial pesqueiro.
CPUE
Dinâmica populacional
Aparece nas coleções:Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELE BORGES DE SOUSA.pdf1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.