Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/714
Título: Avaliação dos fatores de risco de propagação da raiva caprina associados ao ataque e distribuição geográfica de morcegos hematófagos no município de Alcântara-Ma.
Autor(es): Fonseca Neto, Manoel Martins da.
Data do documento: 2008-03-26
Editor: UEMA
Resumo: A raiva é uma enfermidade viral grave, responsável por inúmeros prejuízos tanto na saúde pública quanto na pecuária. O principal responsável pela transmissão desta enfermidade aos herbívoros, causando, portanto, a “raiva rural”, é o morcego hematófago, da espécie Desmodus rotundus. Alterações ecológicas nos ecossistemas, principalmente no meio rural, em decorrência da especulação imobiliária, preparo dos solos para pastagens e preparo dos solos para o plantio das mais diversas culturas, têm propiciado a ação desta espécie de morcego, sugando os animais, sobretudo os herbívoros. Com a redução significativa das áreas disponíveis para criação de animais de produção, os criadores passaram a optar pelos animais de pequeno e médio porte e, dentre os de médio porte, destacam-se os caprinos e ovinos. Esses herbívoros de produção estão entre as espécies mais atacadas pelo D. rotundus. O presente trabalho, inédito no Estado do Maranhão, tem por objetivo avaliar como os fatores de risco da raiva, associados ao ataque e distribuição geográfica de morcegos hematófagos, contribuíram para a possível propagação desta enfermidade em caprinos, no município de Alcântara-MA. Foram escolhidas quatro propriedades rurais de caprinos, uma em cada ponto cardeal (norte, sul, leste e oeste) da cidade, onde foram realizadas oito capturas de morcegos, sendo duas em cada propriedade. Os resultados encontrados demonstraram que a única espécie de morcego hematófago capturada foi identificada como sendo o D. rotundus, presente em todas as quatro propriedades, assim como também foram verificadas sugaduras de morcegos hematófagos no rebanho caprino em todas as propriedades estudadas.
Palavras-chave: Raiva
Morcego
Hematófagos
Fatores de risco
Caprinos
Alcântara – MA
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANOEL MARTINS DA FONSECA NETO.PDF1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.