Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/703
Título: Lugar de cadeirante é em casa? Mobilidade, acessibilidade no transporte coletivo e o espaço da diferença em São Luís
Autor(es): Cunha, Hermeneilce Wasti Aires Pereira
Data do documento: 2012-04-11
Editor: UNESP
Resumo: O presente trabalho analisa os múltiplos espaços na configuração urbana da capital maranhense tomando como aporte o ponto de vista do cadeirante, e como estes têm se apropriado desses espaços. De forma específica, faz uma análise a respeito da cidade e do transporte de São Luís do ponto de vista da pessoa com deficiência física. Para a realização da análise, utiliza-se as categorias acessibilidade e mobilidade e a importância da implementação de políticas que atentem para essa demanda e, nesse sentido, voltadas para as categorias em referência, no ambiente urbano da capital maranhense. Com base na pesquisa qualitativa, as informações de depoimentos orais de cadeirantes foram obtidos baseados em um roteiro semiestruturado, sendo gravadas as entrevistas e posteriormente transcritos. Das narrativas, temas como transporte público, cidade, deficiência física e discriminação estiveram presentes. Partindo dessas premissas, trabalhamos na assertiva de que a efetivação de políticas públicas favorece a equidade e a qualidade de vida da população de uma forma inclusiva. Essa possibilidade estende-se, portanto, a minorias como a dos cadeirantes. Ressaltamos a noção clara do direito à cidade, mesmo compreendendo dificuldades na implementação de tais políticas.
Palavras-chave: Pessoa com deficiência física
Cadeirante
Mobilidade
Acessibilidade
Transporte público
São Luís
Aparece nas coleções:MESTRADO EM GEOGRAFIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HERMENEILCE WASTI AIRES PEREIRA CUNHA.pdf21.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.