Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/686
Título: O Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: implicações socioeconômicas junto aos agricultores familiares da comunidade de Matinha - zona rural de São Luís.
Autor(es): Correa, Bianca Sampaio.
Data do documento: 2018
Editor: UEMA
Resumo: Esta dissertação analisa o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e suas implicações socioeconômicas junto aos agricultores familiares de Matinha na zona rural de São Luís, apoiado nas discussões concernentes ao programa Fome Zero. O PAA possui duas finalidades: promover o acesso à alimentação saudável e fortalecimento da agricultura familiar através do incentivo à produção de alimentos e comercialização para o mercado institucional. A pesquisa mostrou que a implementação do programa no período de 2003 -2014 implicou em mudanças socioeconômicas com impactos na renda dos agricultores familiares além do fortalecimento do desenvolvimento local. Do ponto de vista metodológico fez-se uso de entrevista semiestruturada e observações in loco com o intuito de conhecer a realidade para além da mera aparência. As entrevistas foram realizadas com 12 agricultores familiares cadastrados no PAA além de instituições governamentais, como a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar – SEMSA, responsável pela operacionalização do programa em São Luís na modalidade Compra e Doação Simultânea.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Programa de Aquisição de Alimentos
Desenvolvimento local
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIANCA SAMPAIO CORREA.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.