Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/616
Título: Identificação de Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis através de reação de polimerase em cadeia (PCR) em búfalos abatidos em matadouros na Baixada Maranhense
Autor(es): Costa, Carolina Rodrigues Torres da
Data do documento: 2016
Editor: UEMA
Resumo: A paratuberculose é uma doença infectocontagiosa, cosmopolita, incurável que atinge principalmente ruminantes domésticos, provocando uma enterite granulomatosa crônica, causada pelo agente etiológico Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis (MAP). é responsável por redução da produtividade e consequentemente grande impacto na economia da bubalinocultura do Maranhão. O presente estudo teve como objetivo identificar o Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis (MAP) em bubalinos abatidos em matadouros sem inspeção, na região da Baixada Maranhense, bem como também caracterizar lesões macroscópicas de tecidos de linfonodos mesentéricos, intestinos delgado e grosso de búfalos com paratuberculose subclínica. Foram coletadas amostras de linfonodos mesentéricos, intestino delgado e grosso de 115 búfalos sendo 66 fêmeas e 49 machos. Realizou-se análise macroscópica dos fragmentos dos órgãos no momento da coleta quanto: espessamento da mucosa intestinal e aumento de volume dos linfonodos mesentéricos. As amostras positivas na bacterioscopia foram submetidas à técnica de qRT-PCR (PCR quantitativa em tempo real). De 26 amostras positivas na bacterioscopia, 57,7% (15/26) foram confirmadas por meio do diagnóstico molecular. Com base nos resultados pode-se concluir que: a avaliação macroscópica identificou lesões sugestivas de paratuberculose sub clínica, o que foi confirmado a presença do MAP no diagnóstico molecular.
Palavras-chave: Paratuberculose
Búfalos
QRT - PCR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Carol FORMATADA definitiva.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.