Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/609
Título: Atuação do judiciário maranhense no combate ao trabalho escravo no século XXI
Título(s) alternativo(s): Role of the judiciary in Maranhão in the fight against slave labor in the 21st century
Autor(es): Brito, Fábio Ícaro da Silva
Data do documento: 2013
Editor: UEMA
Resumo: O trabalho escravo contemporâneo possui características assemelhadas ao trabalho escravo praticado outrora, ressalta-se a cobrança de uma dívida fictícia e as condições degradantes a que são submetidos os trabalhadores, em maior parte no meio rural. Essa realidade vulnera o princípio da dignidade da pessoa humana, bem jurídico a ser tutelado em todas as áreas da existência humana, e, com mais rigor, na prestação do trabalho manual. No estudo, verificou-se uma quantidade baixíssima de condenações na esfera penal no Maranhão, menos ainda, condenação à privação da liberdade do empregador infrator. No âmbito trabalhista, a atuação e as condenações são mais condizentes para o combate ao trabalho escravo contemporâneo. Desse modo, o presente trabalho objetiva verificar as decisões do Poder Judiciário do Maranhão no tocante às demandas referentes ao trabalho escravo e sua influência na permanência desse tipo de exploração no estado maranhense. Os procedimentos metodológicos deram-se mediante pesquisa descritiva, bibliográfica e documental. Como resultado, infere-se que a atuação do Judiciário maranhense contribui para impunidade, em razão da brandura nas condenações dos empregadores que praticaram a infração de submeter alguém à condição análoga à de escravo, especialmente, no âmbito criminal. Assim, a atuação desse Poder acaba por influenciar na continuidade dessa exploração, já que o infrator ou permanece impune ou não recebe uma condenação a contento.
Palavras-chave: Trabalho escravo - Contemporâneo
Dignidade humana
Judiciário maranhense
Slave labor - contemporary
Human dignity
Maranhense judiciary
Aparece nas coleções:Curso de Direito Bcharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FÁBIO ÍCARO DA SILVA BRITO - ATUAÇÃO DO JUDICIÁRIO MARANHENSE NO COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO NO S_PDF-A.pdf10.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.