Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/586
Título: Rota de rodas: desenvolvimento de um aplicativo móvel para auxílio de pessoas com deficiência locomotiva
Título(s) alternativo(s): Wheel route: development of a mobile application to assist people with locomotive disabilities
Autor(es): Penha, Marcos Sousa da
Data do documento: 2017-07-27
Editor: UEMA
Resumo: Hoje no Brasil, temos um grande número de pessoas com deficiência locomotora. E além dessa limitação causada por tal problema, essas pessoas precisam lidar com a falta de estrutura para que as mesmas possam transitar dentro das cidades com liberdade e independência, o acesso a alguns lugares pode se tornar um grande desafio para essas pessoas. Garantir a acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção é de grande importância, por isso foi pensado em aplicativo móvel colaborativo onde as pessoas com deficiência possam encontrar informações de lugares, ruas, avenidas ou estabelecimentos que possuam boa ou má acessibilidade. Neste trabalho são abordados conceitos de deficiência, acessibilidade e mobilidade, juntamente com tecnologias e técnicas de modelagem visando o desenvolvimento do aplicativo “Rota de Rodas” para dispositivos móveis com o sistema operacional Android. Esse aplicativo tem como objetivo, ser uma ferramenta colaborativa para os usuários, onde os mesmos poderão avaliar locais segundo seu nível de acessibilidade para deficientes locomotores. Os locais são divididos em duas categorias: locais internos (prédios, estabelecimentos) e locais externos (ruas, avenidas, praças). Para cada categoria há um questionário que possui cinco opções como resposta: péssimo, ruim, regular, bom e ótimo.  
Palavras-chave: Aplicativo
Acessibilidade
Deficiência
Locomoção
Mobilidade
Application
Accessibility
Deficiency
Locomotion
Mobility
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia da Computação - CCT UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia MARCOS SOUSA DA PENHA PDF-A.pdf34.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.