Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/570
Título: Um sistema de recomendação de links para o fomento de discussões de fóruns de um ambiente virtual de aprendizagem
Autor(es): Farias, Marlon Pereira
Data do documento: 2015-05-29
Editor: UEMA
Resumo: Os fóruns de discussão apresentam-se como algumas das ferramentas de interação mais utilizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem. Eles são objeto de estudo de várias pesquisas em informática na educação, tanto no que se refere a sua melhor utilização, como na avaliação de seus registros. Neste trabalho, é proposta uma ferramenta que identifica palavras-chave relevantes através de técnicas de mineração textual, e, posteriormente, às submete a um motor de busca da Internet para recuperar documentos correlacionados aos assuntos do fórum. Pretende-se, com isso, fomentar os debates através da apresentação de referencial textual extraído da rede mundial de computadores, e, dessa forma, propor uma recomendação de informações baseada em conteúdo.
Palavras-chave: Recomendação de informação
Mineração de texto
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARLON PEREIRA FARIAS.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.