Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/555
Título: Aplicação de ferramentas para o aumento da transparência no processo de planejamento e controle de obra na construção civil.
Autor(es): Novais, Sandra Gaspar
Data do documento: 2000-10-09
Editor: UFSC
Resumo: O aumento do controle da obra se faz necessário e obriga as indústrias de construção a investirem cada vez mais no planejamento e programação das atividades. O presente trabalho aborda, inicialmente, a importância da administração da produção no que diz respeito ao controle do processo de trabalho no contexto do planejamento e controle de obra, enfatizando a sua necessidade no aumento da produtividade e na melhoria da qualidade dos serviços. Usando-se esta contextualização, foi feito um estudo de caso numa obra de um prédio residencial localizado na cidade de Florianópolis, onde acompanhou-se a execução das diferentes etapas de construção - limitada à parte de serviços repetitivos dos pavimentos tipo. O trabalho objetiva coletar, processar e analisar informações, buscando por meio da aplicação de ferramentas específicas voltadas ao estabelecimento da visibilidade e transparência dos processos medir e conseguir resultados para comparação do executado com o planejado, determinando o progresso dos processos e da programação e detectando os desvios ocorridos. Foram aplicadas algumas medidas de desempenho como o cálculo do percentual de programação concluída, produtividade da mão-de-obra e desvios de ritmo que proporcionou o reconhecimento de deficiências no planejamento. A utilização desses indicadores em nível operacional, possibilitou a identificação de oportunidades de melhorias na programação de curto prazo e na detecção de aspectos importantes para a eficácia do mesmo, pois identificando problemas com antecedência, a solução deles se toma mais fácil.
Palavras-chave: Construção civil
Gerenciamento
Transparência
Aparece nas coleções:MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDRA GASPAR NOVAIS.pdf15.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.