Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/516
Título: Utilização agroecológica de fibra de coco (Coccus Nucifera l.) Verde para melhoria da produção de Alface (Lactuca sativa L.) Cv. Rafaela
Autor(es): Silva, Levy Geralte da
Data do documento: 2007-09-29
Editor: UEMA
Resumo: Cultivo orgânico de alface (Lactuca sativa L.), com fibra de coco (Coccus nucifera L.) verde, in natura. Esse subproduto agrícola é fator de degradação ambiental, em função de sua distribuição difusa e alto tempo de decomposição. A fibra de coco processada com trituradora foi adicionada ao esterco de galinha (4% v/v), nas proporções de 0, 10, 20 e 30%, em comparação com o solo puro e o solo com 20% da fibra, até a profundidade de 20 cm, com quatro repetições de cada tratamento, para verificar possível melhoria nas variáveis massa fresca, massa seca, área foliar e diâmetro das plantas. O experimento foi realizado em duas etapas: (i) em casa de vegetação da UEMA, em vasos de 4L, e (ii) em condições de campo, num sítio do município de Paço de Lumiar, MA, em canteiros de 36 plantas cada. Desse sítio foi proveniente o solo dos dois experimentos. O solo do sítio, classificado como argissolo, não teve nenhum cultivo anterior ao experimento, apresentou 36 g dm-3 de matéria orgânica (MO) e soma de bases (SB) de 30,4, baixo teor de potássio (0,035 g kg-1), e teores médios de cálcio (0,38 g kg-1) e magnésio (0,12 g kg-1), e valores críticos de fósforo (2 mg dm-3), para a textura entre franco e franco-siltosa apresentada. O pH de 5,4 é classificado como bom e pode ter sido ligeiramente acidificado pela água de irrigação com pH 4,6. Os baixos teores de minerais explicam a baixa condutividade elétrica, de 0,06 mS cm-1. Esse solo foi enriquecido pelo esterco de galinha com alta concentração de MO (483,5 g kg-1) e relação C/N 12,5 , e pela fibra de coco verde com expressivas quantidades de cálcio, magnésio e potássio (4,58; 2,21 e 1,27 g kg-1). De modo geral, os tratamentos com 20% e 30% de fibra obtiveram melhores resultados, em ambos os casos O delineamento estatístico usado foi inteiramente casualizado, sendo usado o teste DMS a 5% de probabilidade. Conclui-se que a incorporação da fibra de coco verde ao solo é um fator de otimização para o cultivo de alface em condições orgânicas.
Palavras-chave: Alfaces
Subprodutos agricolas
Biomassa
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-Levy Geralte da Silva.pdf986.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.