Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/511
Título: Desenvolvimento do Maranhão e a Refinaria Premium-I: o processo de implantação do empreendimento e suas implicações no modo de vida e trabalho dos trabalhadores rurais de Bacabeira
Autor(es): Silva, Karênina Fonsêca.
Data do documento: 2014-02-27
Editor: UEMA
Resumo: Este estudo aborda o processo de implantação da Refinaria Premium I, em Bacabeira- MA, e suas implicações no modo de vida e trabalho dos trabalhadores rurais do referido município. Discute sobre a mundialização do capitalismo e as metamorfoses no mundo do trabalho. Contextualiza sobre a política neoliberal e seus ajustes no Estado, mediante o processo de reestruturação produtiva evidenciado em privatizações, desregulamentação do Estado, ampliação do poder de mercado e mudanças nas relações de trabalho. Aponta sobre a lógica de implantação de grandes empreendimentos nos países e regiões periféricas. Contextualiza sobre a política de desenvolvimento do Maranhão a partir da lógica do projeto neoliberal financiado por verbas federais e transnacionais que desconsideram a diversidade regional, cultura e forma de coexistência da classe trabalhadora, além do seu direito ao uso da terra. Centra a discussão em Bacabeira (MA), local da implantação do projeto da Petrobras, elegendo o povoado de Santa Quitéria para análise da realidade em questão. Esta dissertação está fundamentada no método Materialismo Histórico Dialético, em que os procedimentos de análise abordam qualitativamente os dados investigados, tendo como referência fundamentos histórico-conceituais relativos a desenvolvimento, trabalho e cultura, categorias de análise utilizadas, considerando a realidade do Maranhão e as particularidades do município de Bacabeira (MA), precisamente do povoado de Santa Quitéria. Destaca o modo de vida e trabalho da classe trabalhadora de Santa Quitéria, suas formas de organização e resistência para permanência na terra, como condição de trabalho, moradia e sobrevivência, a partir do anunciado empreendimento da Petrobras na região.
Palavras-chave: Desenvolvimento
Trabalho
Cultura
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Karenina Fonseca Silva.pdf22.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.