Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/508
Título: Impactos causados pela bovinocultura “de corte” nos assentamentos de reforma agrária do Maranhão: segurança alimentar, modificação da paisagem e transformações regionais
Autor(es): Santos, Itaan de Jesus Pastor
Data do documento: 2010
Editor: Universidade Técnica de Lisboa
Resumo: A tese analisa como a criação de gado bovino se desenvolve nos assentamentos de reforma agrária do Maranhão. Identifica os nexos que dificultam o acesso à terra por parte dos trabalhadores rurais e como, depois de alcançarem a condição de proprietários, conseguem se estabelecer para alcançarem melhores condições de vida. Caracteriza as condições em que as famílias se organizam e estão produzindo, mostrando que grande parte dos assentados passou a criar gado como forma de alcançarem melhores condições econômicas. Os motivos pelos quais os assentados criam os animais estão relacionados com a maior poupança e liquidez que estes sistemas produtivos permitem oferecendo maior garantia (segurança alimentar) para a manutenção das famílias. Há uma correlação direta entre a criação desses animais e a qualidade de vida das famílias representada pela maior disponibilidade de renda que leva a aquisição de bens duráveis e consumo de alimentos, apesar da maior quantidade de vegetação suprimida para a instalação de pastagens quando comparado com a plantação de culturas alimentares. Esta opção leva à perda da biodiversidade local, à degradação das pastagens e dos solos e, portanto, a um impacte negativo do ponto de vista ambiental, porque não são aplicadas as tecnologias apropriadas e hoje disponíveis.
Palavras-chave: Maranhão
Assentamento reforma agrária
Bovinocultura
Segurança alimentar
Modificação da paisagem
Transformações regionais
Aparece nas coleções:DOUTORADO EM AGRONOMIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese 2010 Itaan de Jesus Pastor Santos.pdf5.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.