Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/497
Título: Soroepidemiologia de babesia bovis, babesia bigemina, anaplasma marginale e diagnostico molecular do trypanosoma vivax em gado leiteiro da regional de Pedreira-MA
Autor(es): Barros, Ana Caroline Ericeira
Data do documento: 2009-06-19
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo realizar o estudo soroepidemiológico da babesiose e anaplasmose bovina e diagnosticar o Trypanosoma vivax por meio de exame parasitológico e molecular em bovinos leiteiros da regional de Pedreiras. A detecção de anticorpos contra Babesia bovis, Babesia bigemina e Anaplasma marginale foi realizado pelo método do ELISA indireto. Um total de 158 amostras de sangue foram coletadas, este número foi determinada por um modelo matemático. Utilizando exame parasitológico e molecular, amostras de 177 animais foram obtidas de vinte fazendas distribuídas em quatro municípios que compõem a regional para pesquisa de tripanossomíase. Os resultados mostram que a soroprevalência da babesiose e anaplasmose é altíssima na regional de Pedreiras e se constitui uma área de estabilidade enzoótica. Por outro lado, a tripanossomíase apresentou baixos índices de positividade tanto no exame parasitológico quanto no PCR. Entretanto, a técnica da PCR foi mais sensível que o exame parasitológico. Conclui-se que na área estudada, as hemoparasitoses direta ou indiretamente causam prejuízos econômicos.
Palavras-chave: Babesiose
Anaplasmose
Tripanossomiase
Elisa
PCR
Maranhão
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CAROLINE ERICIERA BARROS.pdf575.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.