Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/482
Título: Percepção de serviços ambientais e estoque de carbono no solo em áreas de assentamento rural na Amazônia Oriental, Brasil
Autor(es): Santos, Ceália Cristine dos
Data do documento: 2017-03-09
Editor: UEMA
Resumo: A compreensão dos serviços ambientais por agricultores é essencial para construir um novo direcionamento na gestão dos ecossistemas naturais. Diante do pressuposto que os agricultores valorizam os serviços ambientais, o registro da percepção destes sobre os serviços auxilia a adoção de práticas, manejos e políticas voltados para o uso sustentável das terras. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo avaliar a percepção dos agricultores sobre os serviços ambientais, aspectos socioeconômicos e mudanças do uso e ocupação do solo no Projeto de Assentamento Diamante Negro Jutaí, no município de Monção, Amazônia Oriental - Brasil, área integrante da Política Nacional de Reforma Agrária. A abordagem metodológica integrada constituiu-se da aplicação de questionários aos agricultores para análise socioeconômica e percepção dos serviços ecossistêmicos e do geoprocessamento para avaliar as mudanças no uso e ocupação do solo. Os agricultores são adultos e idosos experientes, que em sua maior parte tiveram acesso ao ensino fundamental, participativos nas organizações sociais, reconhecem a pesca como mais importante serviço ecossistêmico e também o mais ameaçado. Consideram que seu bem-estar está diretamente vinculado à segurança e à solidariedade, isso indica unidade da comunidade rural. A redução dos corpos hídricos, da pesca e da produção de alimentos comprometem a subsistência adequada e o acesso a bens além de outros componentes do bem-estar. São necessárias políticas e práticas de conservação dos recursos hídricos e de inserção de um modelo de produção sustentável.
Palavras-chave: Armazenamento de carbono
Uso da terra
Desenvolvimento sustentável
Aparece nas coleções:Doutorado em Agroecologia CCA - Tese

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEÁLIA CRISTINE DOS SANTOS.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.