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dc.contributor.authorSoares, Germeson Azevedo-
dc.date.accessioned2017-11-17T20:51:23Z-
dc.date.available2017-11-17T20:51:23Z-
dc.date.issued2016-10-14-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/46-
dc.description133. f Dissertação (Mestrado) – Curso de História, Ensino e Narrativas, Universidade Estadual do Maranhão, 2016. Orientador: Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silvapt_BR
dc.description.abstractEste estudo de base teórico-conceitual acerca da problematização da teoria da História no ensino da História teve como objetivo geral analisar como se deu o processo de formação dos professores de História do Centro de Ensino Estado do Ceará e de que forma ele interfere na prática docente, adotou-se como referência metodológica entrevistas com os professores de História que compõem o quadro geral desse campo nos três turnos escolares. Discute a priori a importância de se conhecer e dominar a Teoria da História, assim como as principais correntes historiográficas aplicadas no ensino de História na educação básica. Analisou-se também o processo de formação de professores de História com ênfase nos cursos em regime regular intensivo que ocorria no período de férias, assim como a importância de não se contentar com a formação inicial, mas, buscar por meio de formações continuadas mecanismos que permita ao professor refletir sua prática docente como um processo contínuo e que possa responder aos dilemas da contemporaneidade. A partir da análise empírica foi possível perceber que as professoras de História da escola citada não dominam as teorias da História e as correntes historiográficas, pois as aprendizagens recebidas durante a formação inicial – graduação – não foram suficientes para que tivessem uma prática pedagógica na qual se fizesse perceber o domínio das teorias utilizadas no ensino de História. Em razão das dificuldades demonstradas pelos professores decidiu-se elaborar uma proposta pedagógica que minimizasse a problemática constatadapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectTeoria da História e Historiografiapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleProblematizando a teoria da história do ensino de história: práticas pedagógicas de professores de história do ensino médio da cidade de Bacabal, Maranhãopt_BR
dc.typedissertationpt_BR
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