Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/468
Título: Detecção de lesões de câncer de pele utilizando análise de componentes independentes e análise discriminante linear.
Autor(es): Reis, Luciano Marques Brito
Data do documento: 2017-02-13
Editor: UEMA
Resumo: O câncer de pele vem se confirgurando como o mais frequente em toda população brasileira. A exposição excessiva á radiação solar é o fator principal de risco. As pessoas com pele  branca tem esse risco aumentado. As taxas de incidência e mortalidade do câncer de pele vem aumentando cada vez mais, dessa forma o diagnóstico precoce dessa enfermidade é o método mais simples para a diminuição dessas taxas. Esse trabalho tem por obejtivo apresentar um método CAD baseado em processamento de imagens para detecção de lesões de câncer de pele melanoma e não melanoma utilizando análise de componentes indepedentes para extração de características, o algoritmo de máxima relevância e mínima redundância para redução de dimensionalidade e análise discriminante linear para a classificação das imagens. A capacidade do método foi avaliada pela técnica de validação crizada, e atingiu 100% de acurácia, 100% de sensibilidade e 100% de especificidade ao analsar todas as amostras.
Palavras-chave: Análise de componentes independentes
Análise discriminante linear
Câncer de pele
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANO MARQUES BRITO REIS.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.