Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/467
Título: Um algoritmo genético para recuperação da malha de transferência e propriedades de robustez em um manipulador robótica
Autor(es): Melo, Ismael Silva de
Data do documento: 2017-03-23
Editor: UEMA
Resumo: Este estudo descreve um dos métodos do projeto das barreiras de desempenho e estabilidade robusta e análise de um controlador LQG/LTR em um manipulador robótico utilizando um modelo inteligente de algoritmo genético. Objetiva-se recuperar as propriedades de desempenho e estabilidade que são perdidas com a inserção de um estimador estocástico. A metodologia do projeto LQG/ LTR, através do qual estas propriedades de robustez são recuperadas é formulada pela definição da malha objetivo e em seguida, por meio de um procedimento assintótico que recuperam as características de resposta em frequência dessa malha, ajustando-se um parâmetro que irão gerar valores singulares cada vez mais próximos. Para isso, um algoritmo genético e um diagrama de Bode multivariável são usados. Desta forma, a sintonia é realizada por variações paramétricas na equação de Riccati que são coordenadas por um algoritmo genético e decomposição em valores singulares. Portanto, os resultados oriundos do projeto LQG/LTR permitiram um melhor desempenho com relação à robustez.
Palavras-chave: Algoritmo genético
Robustez
Decomposição de valores
Singulares
Diagrama de bode
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISMAEL SILVA DE MELO.pdf2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.