Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/436
Título: Impacto da degradação sobre a estrutura e os estoques de carbono de florestas ripárias na Amazônia Oriental, Brasil.
Autor(es): Zelarayán, Marcelo Luís Corrêa
Data do documento: 2014
Editor: UEMA
Resumo: Florestas ripárias podem apresentar altos estoques de carbono, entretanto o conhecimento sobre os estoques e o impacto da degradação sobre estes reservatórios dentro do bioma amazônico é incipiente. Neste estudo, nós quantificamos o impacto da degradação florestal sobre a estrutura da floresta e nos principais reservatórios de carbono acima e abaixo do solo em zonas ripárias, localizadas na Amazônia oriental. Nossos resultados apontam uma redução drástica em todos os estoques de carbono impactados pela degradação, os estoques decrescem principalmente quando árvores com DAP>10cm são eliminadas da estrutura da floresta, maiores estoques são encontrados em áreas com árvores com DAP>50cm, as maiores perdas nos estoques foram observadas para os estoques na biomassa viva acima do solo, cerca de 111,77 ± 67,80 MgC.ha-1 , as perdas nos estoques de carbono abaixo do solo foram de 14,14 ± 6,10 MgC.ha-1 , no entanto se revelaram como principal reservatório de carbono nas áreas de sucessão vegetal após a degradação do ambiente florestal.
Palavras-chave: Sucessão ecológica
Serviços ecossistêmicos
Carbono do solo
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELO LUÍS CORRÊA ZELARAYÁN.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.