Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/423
Título: Biomarcadores em peixes como ferramenta na avaliação da qualidade de ambientes estuarinos na Ilha do Maranhão, Brasil.
Autor(es): Cantanhêde, Sildiane Martins
Data do documento: 2016
Editor: UEMA
Resumo: Os ambientes estuarinos recebem muitos contaminantes que podem induzir danos em nível molecular, bioquímico, celular, histológico e fisiológico. Espécies de peixes do gênero Centropomus são importantes recursos alimentares para as populações locais, as espécies desse grupo são predadoras que se alimentam de pequenos peixes e invertebrados bentônicos, sendo, portanto, vulneráveis à bioconcentração e biomagnificação de contaminantes. Considerando que os estuários são continuadamente impactados devido à urbanização, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade de dois ambientes salobros localizados na Ilha do Maranhão por meio de biomarcadores histológicos e genotóxicos em Centropomus undecimalis comparando os dados obtidos às concentrações de metais nas amostras de água coletadas em cada ponto de estudo. As alterações histológicas nas brânquias foram analisadas através do Índice de Alteração Histológica e as lesões genotóxicas nos eritrócitos foram detectadas pelo Teste do Micronúcleo e a técnica do Ensaio Cometa. As lesões branquiais e os micronúcleos foram utilizados na avaliação dos estuários da bacia do Bacanga e do Pau Deitado nos períodos chuvoso e seco de 2015. Já o Ensaio Cometa foi utilizado para comparar as duas áreas citadas apenas no período chuvoso. Os resultados da análise de metais mostraram que todas as amostras de água apresentaram no mínimo dois elementos com concentração acima do valor permitido pela resolução CONAMA 357/2005. Para a análise histológica das brânquias, os robalos de ambas as áreas avaliadas estavam com lesões moderadas, indicando que os peixes locais estão respondendo à estressores ambientais. Os valores de micronúcleo foram significativos entre as duas localidades no período chuvoso, mostrando que a bacia do rio Bacanga é a área mais impactada. Os valores médios dos escores de danos no DNA avaliados pelo Ensaio Cometa mostraram que os peixes da bacia do rio Bacanga apresentaram mais danos que os exemplares do estuário do Pau Deitado. Esses resultados servem de alerta à saúde pública, pois em ambas as áreas de estudo os peixes de C. undecimalis são comercializados. Diante dos resultados, os biomarcadores analisados mostraram-se como boas ferramentas na avaliação da qualidade ambiental das áreas e os dados gerados na pesquisa podem subsidiar programas de conservação pelos gestores locais, visto que os biomarcadores utilizados possibilitam a avaliação tanto da saúde do ambiente quanto dos organismos.
Palavras-chave: Ambiente aquático
Peixe
Monitoramento
Aparece nas coleções:Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILDIANE MARTINS CANTANHÊDE.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.