Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/422
Título: Avaliação sócio-ambiental da bubalinocultura e outros tensores ambientais nas unidades de paisagem do município de Viana-Ma, área de proteção ambiental da baixada maranhense
Autor(es): Santos, Ceália Cristine dos
Data do documento: 2007
Editor: UEMA
Resumo: A criação de búfalos no Estado do Maranhão ocupa predominantemente os campos da Baixada, região situada ao norte do Estado caracterizada pelas periódicas inundações que se sucedem entre duas estações: uma seca e outra chuvosa. A transformação da região em Área de Proteção Ambiental aumentou as discussões acerca dos impactos sócio-ambientais na área. O município de Viana reúne o maior rebanho de búfalos da Baixada, com criação extensiva, ocupando grandes áreas e ocasionando problemas com lavradores e pescadores, devido a constante presença de animais nas pastagens naturais e nos lagos e também devido a existência de cercas no campo que dificultam o acesso ao lago para os pescadores locais. O trabalho tem por objetivo avaliar os impactos sócio-ambientais da bubalinocultura e demais tensores ambientais nas unidades de paisagem de Viana. A metodologia constou de entrevistas e aplicação de questionários e utilização de imagens digitais. A partir do mapeamento das unidades de paisagem e de uso (dos anos de 1995 e 2004), observou-se crescimento da agropecuária na área de Terra Firme. Os resultados mostram, de acordo com a percepção dos lavradores e pescadores, mudanças no ambiente com a redução de gramíneas como o capim boiador (Paspalum repens) e o capim-marreca (Paratheria prostrata) e de macrofitas como a gapéua (Nymphoides indica) e orelha de veado (Pontederia sp). Na fauna local percebeu-se a diminuição da população da jaçanã (Porphyrula martinica) e da marreca (Dendrocygna viduata) e de peixes como a curimatá (Prochilodus nigricans) e traíra (Hoplias malabaricus). Esta condição, segundo os entrevistados são efeitos da bubalinocultura e demais tensores ambientais como construção de barragens, desmatamentos, queimadas e aumento populacional. Os entrevistados informaram que os conflitos gerados pelos búfalos apesar de existentes atenuaram-se devido à diminuição dos rebanhos. A pesquisa constatou que as mudanças sócio-ambientais podem ser reduzidas nas próximas décadas se a sustentabilidade dos ecossistemas for compreendida. O município de Viana, diante da diversificação de suas paisagens, apresenta diferentes alternativas de uso dos recursos naturais que podem atender princípios conservacionistas.
Palavras-chave: Bubalinocultura
Paisagem
Impactos sócio-ambientais
Pescadores
Lavradores
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CEÁLIA CRISTINE DOS SANTOS DISSERT.pdf1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.