Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/417
Título: Composição, estrutura e aspectos reprodutivos das principais espécies da fauna acompanhante da pescaria de zangaria na Reserva Extrativista de Cururupu, Maranhão
Autor(es): Veras, Polliana Farias
Data do documento: 2015-12-10
Editor: UEMA
Resumo: Este trabalho estudou a composição, estrutura e biologia reprodutiva das principais espécies da ictiofauna acompanhante da pescaria de zangaria na ilha de Peru, Reserva Extrativista (RESEX) de Cururupu. A pesca de zangaria tem como alvo principal o camarão branco Litopenaeus schimitti.No entanto, cerca de 51 espécies de peixes foram registradas como fauna acompanhante dessa pescaria.Coletas mensais foram realizadas entre setembro/2014 e agosto/2015.As produções diurnas da fauna acompanhante e da espécie-alvo foram estimadas mensalmente. As espécies da ictiofauna foram identificadas e tiveram seus dados biométricos medidos. Os índices de ocorrência de Dajoz, riqueza de Margalef, equitabilidade de Pielou e Diversidade de Shannon foram calculados. Os tamanhos de primeira maturidade e o período de reprodução das espécies Bagre bagre e Mugil incilis, abundantes nessa pescaria, foram calculados. A composição da fauna acompanhante apresentou alta riqueza de espécies e grande diversidade. Evidenciou-se que as espécies mais abundantes da fauna acompanhante de zangaria são capturadas ainda em seu estágio juvenil. Para os estudos de biologia reprodutiva, foi coletado um total de 320 espécimes de Bagre bagre. Desse total, 150 eram machos e 170 fêmeas. O tamanho de primeira maturidade calculado foi de 21,2 cm para os machos e 15,9 cm para as fêmeas. Levando-se em conta a frequência dos estágios maturacionais e a relação gonadossomática, foi possível constatar que o período reprodutivo da espécie ocorreu entre os meses de dezembro e março. Foram coletados também 266 espécimes de Mugil incilis, sendo 136 machos e 130 fêmeas. O tamanho da primeira maturação sexual calculado para as fêmeas de M. incilis foi de 13,2 cm e para os machos foi de 13 cm. Analisando a frequência dos estágios maturacionais e a relação gonadossomática foi possível identificar os meses de junho e julho como o período de atividade reprodutiva mais intensa da espécie. A partir desse estudo, foi constatado que o sistema pesqueiro do camarão de zangaria apresenta pouca seletividade, capturando uma enorme variedade e quantidade de fauna acompanhante. Ficou claro também o problema da captura de espécimes juvenis pela arte de pesca de zangaria. Pelo cálculo dos tamanhos de primeira maturidade das espécies Bagre bagre e Mugil incilis, constatou-se que está havendo uma maturação precoce dessas espécies, provavelmente como resultado da pressão desse sistema pesqueiro sobre essas espécies.
Palavras-chave: Diversidade
Período Reprodutivo.
Espécimes Juvenis
Aparece nas coleções:Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLLIANA FARIAS VÉRAS.pdf2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.