Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/416
Título: Conhecimento tradicional, biologia reprodutiva e seguro defeso em duas comunidades da Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense Brasil.
Autor(es): Dantas, Janaína Gomes
Data do documento: 2015-12-14
Editor: UEMA
Resumo: Neste trabalho objetivou-se prospectar o conhecimento dos pescadores sobre a captura de espécies de importância econômica e sua dependência ao benefício do seguro defeso, comparando-o com o conhecimento científico sobre reprodução do Prochilodus lineatus no baixo Rio Mearim. A coleta dos dados foi realizada no período de julho de 2014 a setembro de 2015 por meio de entrevistas com o auxílio de questionários semiestruturados, enfocando aspectos relacionados à piracema e ao período de defeso da pesca estipulado por lei. Foram realizadas coletas mensais de P. lineatus em duas comunidades pesqueiras as margens do rio Mearim, Vitória do Mearim e Arari, Maranhão. Participaram desta pesquisa 19 pescadores da comunidade Engenho Grande (Vitória do Mearim) e 18 residentes do povoado Curral da Igreja (Arari). Foram capturados 405 peixes pelos pescadores locais, os exemplares foram encaminhados para o Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática (LabPEA/UEMA) e Laboratório de Biomarcadores em Organismos Aquáticos (LABOAq/UEMA) para as análises biométricas e histológicas. As gônadas foram removidas e pesadas para identificação do sexo e determinação macroscópica dos estádios de maturação gonadal. A caracterização microscópica das gônadas foi realizada através de Análises histológicas usuais e padronizadas. Foram avaliados a relação gonadossomática, a proporção sexual, o fator de condição e comparados com o período de defeso estipulado pela legislação vigente. A ictiofauna de importância econômica do rio Mearim (citada pelas comunidades entrevistadas) foi caracterizada com 19 espécies pertencentes a 19 gêneros e 12 famílias, sendo curimatá (P. lineatus) o táxon com o maior número de citações. Foram analisados 405 indivíduos de P. lineatus, compostos por 220 machos e 185 fêmeas. As características macro e microscópicas das gônadas indicaram quatro estádios de maturação gonadal: EG1 imaturo, EG2 em maturação, EG3 maduro e EG4 esvaziado. As médias das relações gonadossomáticas (RGS) foram de 1,4 para machos e 9,9 para fêmeas, com período reprodutivo ocorrendo de dezembro de 2014 a março de 2015, corroborando com o fator de condição e com o período estipulado pela legislação vigente. Essas informações sobre piracema, defeso e biologia reprodutiva da curimatá (P. lineatus) são necessárias para subsidiar medidas de manejo que aliem a conservação da diversidade biológica à manutenção das atividades de exploração dos recursos pesqueiros.
Palavras-chave: Desenvolvimento gonadal
Gestão de recursos naturais
Pescadores artesanais
Seguro desemprego
Aparece nas coleções:Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANAÍNA GOMES DANTAS.pdf2.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.