Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/415
Título: Biomarcadores histopatologias em duas especies de bagres (Pisce, Ariidae) de importância econômica na Baía de São Marcos Maranhão.
Autor(es): Torres, Hetty Salvino
Data do documento: 2015-11-30
Editor: UEMA
Resumo: No presente estudo, objetivou-se comparar biomarcadores histológicos em populações naturais de Sciades herzbergii e Bagre bagre capturados pela pesca artesanal em dois locais diferenciados da Baía de São Marcos (Maranhão). Exemplares de Sciades herzbergii e Bagre bagre foram coletados semestralmente entre os anos de 2013, 2014 e à 2015 em dois locais distintos da Baía de São Marcos: A1) região potencialmente contaminada (Complexo portuário de São Luís-MA); A2) área de referência (Ilha dos Caranguejos). A biometria dos peixes foi realizada em laboratório. Depois de pesados e medidos, os exemplares amostrados foram necropsiados para observação e classificação macroscópica das gônadas. As brânquias foram retiradas e fixadas em formol a 10%, empregando-se para tanto, aos três primeiros arcos branquiais técnicas histológicas usuais. Cortes de aproximadamente 5 µm de espessura foram corados com Hematoxilina e Eosina (HE). Os dados de comprimento total e furcal foram sempre menores para os bagres da área de referência (A2) quando comparados com a área portuária (A1). No entanto, foi obsevado que o peso total (Wt) e os estágios de maturação gonadal (GSI) foram maiores para as fêmeas na Ilha dos Caranguejos. Foram identificadas as seguintes lesões branquiais nos peixes (de ambas as espécies) coletados na região potencialmente contaminada (A1) e na área de referência (A2): estreitamento lamelar, fusão das lamelas secundárias, descolamento do epitélio das lamelas secundárias, aneurisma lamelar e fribrose. Além do registro de células mucosas e parasitos. Na área de referência (A2) foram encontradas as mesmas alterações apenas nos exemplares da espécie B. bagre. Na área de referência (A2) a espécie S. herzbergii apresentou lesões braquias em uma proporção menor em relação a A1 citadas, sugerindo que esse táxon é o melhor grupo para análise de biomarcadores de contaminação aquática, já que permite uma comparação confiável entre as áreas analisadas. Os dados obtidos revelam que metodologias de baixo custo (biomarcadores) para avaliação de impactos antrópicos em áreas ambientalmente distintas da Baía de São Marcos podem ser utilizadas em programas de monitoramento da região.
Palavras-chave: Alterações morfológicas
Bagres
Biomonitoramento
Aparece nas coleções:Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HETTY SAVINO TORRES.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.