Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/409
Título: Banheiro seco: tecnologia social para a promoção da saúde em comunidades situadas na zona rural do Baixo Munim, Maranhão.
Autor(es): Sousa, Carlos Di Stefano Silva
Data do documento: 2014
Editor: UEMA
Resumo: A presente dissertação analisou as viabilidades técnica, econômica e social dos banheiros secos enquanto tecnologias sociais voltadas para a promoção da saúde em comunidades situadas na zona rural da Região de Planejamento do Baixo Munim-MA. Para proceder à análise, mostraram-se os resultados do projeto Tecnologias Alternativas para o Tratamento de Água e Dejetos Humanos na Região do Baixo Munim-MA, desenvolvido pela Universidade Estadual do Maranhão. O projeto promoveu a implantação de banheiros secos modelo Bason em dez comunidades situadas nas zonas rurais dos municípios de Axixá, Cachoeira Grande, Icatu, Morros e Presidente Juscelino. Para a sua execução, partiu-se dos pressupostos que os banheiros secos são tecnologia social possível de implantação em comunidades situadas na zona rural e que não têm acesso aos serviços de coleta e tratamento dos esgotos sanitários, e que as comunidades dispõem de recursos humanos e materiais que foram mobilizados para a implantação da tecnologia. O desenvolvimento do projeto apresentou como prerrogativa de implementação a perspectiva participativa de um diálogo constante com as comunidades. O processo de negociação, que foi iniciado com as mobilizações e articulações e posterior socialização do projeto, pautou-se por metodologias participativas e coletivas, por meio de técnicas do Diagnóstico Rápido Participativo. Genericamente, a proposta apresentada pelo projeto (construção dos banheiros) seguiu as principais diretrizes socioambientais contemporâneas. Apesar de constituírem ações atuais e em consonância com as principais diretrizes políticas, sociais e ambientais contemporâneas, a proposta de implantação dos banheiros secos em comunidades situadas na zona rural da Região de Planejamento do Baixo Munim-MA mostrou-se extremamente complexa em sua implementação, o que se refletiu no elevado interesse, mas limitada participação social no processo de implantação dos banheiros nas comunidades. A partir de uma leitura técnica e acadêmica, e considerando a realidade socioeconômica e sanitária das comunidades-alvo, o banheiro seco modelo Bason apresentase como uma alternativa adequada para as comunidades situadas na zona rural da Região de Planejamento do Baixo Munim, pelos seus pressupostos de baixo impacto ambiental, melhoria das condições sanitárias da população local, baixo custo, e possibilidades de participação social em sua implantação.
Palavras-chave: Tecnologia social
Banheiro seco
Promoção da saúde
Zona rural
Baixo Munim
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS DI STEFANO SILVA SOUSA.pdf3.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.