Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/404
Título: Análises bromatológica e fitoquímica de Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel, 1991 (Apocynacea) e avaliação da ação toxicológica em camundongos
Autor(es): Luz, Hildecy Silva da
Data do documento: 2011-10-31
Editor: UEMA
Resumo: O uso indiscriminado do vegetal Himatanthus drasticus (Janaúba) por criadores de pequenos ruminantes foi o que objetivou a realização do estudo bromatológico, fitoquímica do vegetal e a ação toxicológica. Cascas, sementes e folhas da janaúba foram coletadas na mesorregião Leste do Maranhão conduzidas aos laboratórios para a identificação botânica, bromatologia, fitoquímica, teste de metáfase em células da medula óssea de camundongos e análise histopatológica dos órgãos vitais. A fitoquimica foi pela metodologia da Prospecção Preliminar e CCD, realizando testes para as diversas classes de metabólitos secundários. A partir do extrato bruto hidroalcóolico (EBHA) de H. drasticus em diversas concentrações (100; 75; 50; 25; 10%) a partir de 231,87g para realização do Teste de Metáfase em células da medula óssea de camundongos e análise histopatológica dos órgãos vitais coletados durante a necrópsia após 24h da administração do extrato. O vegetal encontra-se depositado em exsicata sob o registro nº 01032 no Herbário Ático Seabra (UFMA). Os resultados da bromatologia foram: matéria seca - (MS) (92,01%), matéria mineral – (MM) (3,75%), proteína bruta - PB (4,02%), extrato etéreo - EE (3,08%) e fibra em detergente neutro - FDN (51,35%). Os testes fitoquimico foram considerados positivos por reações de precipitações, coloração, formação de espuma e por formação de manchas coloridas na placa cromatográfica. O EBHA-Janaúba apresenou discreta ação em células de medulas do tipo GAP, CP, QcmT, MD, FAP, FAS na concentração de 100 e 75%. Não foi evidenciada nenhuma alteração histológica de células teciduais de órgãos de eleição, considerando-se assim inócuo ao uso do EBHA-Janaúba nas dosagens abaixo de 75%. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que o vegetal apresenta teor de gordura baixo e não deve ser utilizado como forrageira, mas a presença de carboidratos fibrosos no vegetal poderá ser usado como volumoso na alimentação animal. As classes de metabólitos secundários que apresentaram maior expressividade são os alcalóides e taninos, quando analisadas por Prospecção e flavonóides e terpenos quando analisadas por CCD, com isso o H. drasticus apresenta elementos indicativos de ação farmacológica e não apresenta toxidade.
Palavras-chave: Bromatologia
Fitoquímica
Toxicologia
Histopatologia
Himatanthus drasticus
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HILDECY SILVA DA LUZ.pdf754.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.