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dc.contributor.authorGomes, Vivian Adriana Ramos-
dc.date.accessioned2018-08-13T20:39:27Z-
dc.date.available2018-08-13T20:39:27Z-
dc.date.issued2013-10-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/400-
dc.description152 f.Dissertação (Mestrado em em Desenvolvimento Socioespacial e Regional) – Universidade Estadual do Maranhão,São Luís, 2013. Orientador: Profa. Dra. Iris Maria Ribeiro Porto.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga a transição dos alunos egressos da Modalidade da Pedagogia da Alternância em Escolas Familiares Agrícolas e/ou Casas Familiares Rurais no Ensino Fundamental ao ingressar no IFMA São Luís Campus Maracanã que segue o modelo tradicional no Ensino Médio. Constrói o cenário da pesquisa, apontando conceitos básicos fundamentados em autores que verticalizam esse conteúdo. Utiliza como método o histórico-dialético baseado em Gil (2002) e em Minayo (1994). Utiliza como instrumentos técnicos na pesquisa de campo, a entrevista, questionários e grupos focais. Identifica políticas públicas educacionais voltadas para o campo, a partir da concepção da LDB e do Plano Nacional de Educação, construindo uma base fundamental para sua compreensão. Reconhece a dinâmica do espaço produtivo no qual a Pedagogia da Alternância está inserida, considerando a regionalização do espaço maranhense nesse contexto. Situa o IFMA, Campus São Luís - Maracanã na Educação Rural e do Campo – no qual se insere a Pedagogia da Alternância – traçando sua trajetória histórica, bem como sua participação no processo de mudança na educação profissional no país e seus impactos na vida dos egressos no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Agropecuária na modalidade Integrada. Reflete sobre a educação no e do campo, o desenvolvimento local e a dinâmica espaço social e territorial no Maranhão, por meio das CEFFA (Casas Familiares de Formação em Alternância) ou EFA (Escolas Famílias Agrícolas), no nosso caso mais especificamente daquelas que possuem egressos que estudam no Ensino Integrado do IFMA Maracanã. Apresenta como resultado a constatação de que o jovem egresso da Pedagogia da Alternância tem diminuindo sua entrada no IFMA Maracanã por conta da expansão e pelo processo seletivo ser unificado, diminuindo as chances de estes concorrerem a vagas no Ensino Médio Integrado. Conclui que há um processo difícil de inserção no sistema tradicional para o aluno egresso da Pedagogia da Alternância que complexifica sua adaptação ao Ensino Médio, visto que sente dificuldades nas disciplinas básicas no primeiro ano, fazendo com que se sinta desmotivado; e que, apesar da Instituição saber da importância do aluno egresso da Pedagogia da Alternância, essa ainda não encontrou mecanismos que o auxilie na transição para o modelo de Ensino e a adaptação em um novo ambiente escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação do campo – Políticas públicaspt_BR
dc.titlePedagogia da Alternância e o IFMA Campus São Luís – Maracanã: o proposto e o vivido pelos alunos egressospt_BR
dc.typedissertationpt_BR
dc.identifier.cduD 37.018.51(812.1)-
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