Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/396
Título: Toxicidade letal e subletal do óleo de nim aos ácaros Mononychellus tanajoa e Proprioseiopsis neotropicus (Acari: Tetranychidae, Phytoseiidae)
Autor(es): Silva, Amanda Carolina Borges da
Data do documento: 2012
Editor: UEMA
Resumo: A concentração letal (CL) é frequentemente usada para avaliar a toxicidade de pesticidas a artrópodes, no entanto é considerada uma medida incompleta, pois estima somente a mortalidade como parâmetro de toxicidade. Artrópodes que sobrevivem à aplicação de pesticidas sofrem com efeitos subletais fisiológicos e comportamentais. A taxa de crescimento vem sendo recomendada em conjunto com a concentração letal para avaliar a toxicidade de pesticidas a artrópodes, pois consideram a mortalidade e interferências subletais na fecundidade, respectivamente. Similarmente, estudos de parâmetros biológicos de artrópodes também podem refletir efeitos subletais de pesticidas. Neste estudo, a CL em conjunto com a taxa instantânea e estudos biológicos foram utilizados para avaliar a toxicidade letal e subletal do óleo de nim sobre o ácaro predador Proprioseiopsis neotropicus e o ácaro verde da mandioca Mononychellus tanajoa. As CL50 do óleo de nim para P. neotropicus e M. tanajoa foram 0,00748 ml/cm2 e 0,00328 ml/cm2 , respectivamente, indicando uma maior tolerância do ácaro predador ao pesticida. A taxa instantânea de crescimento de P. neotropicus diminuiu com o aumento da concentração de óleo de nim, embora tenha sido observado aumento populacional do ácaro mesmo após a exposição à CL50 do óleo de nim. De maneira geral, a biologia de P. neotropicus não foi afetada pela CL25 do óleo de nim. A duração das fases imaturas de M. tanajoa foi reduzida quando expostos à CL50 do óleo de nim. Conclui-se que o óleo de nim possui toxicidade letal e subletal aos ácaros P. neotropicus e M. tanajoa, no entanto por ser mais tóxico ao ácaro verde da mandioca em comparação com o ácaro predador, pode ser uma alternativa no manejo dessa praga.
Palavras-chave: Ácaro-verde
Ácaro predador
Biologia
Concentração letal
Pesticida alternativo
Seletividade
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA CAROLINA BORGES DA SILVA.pdf875.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.