Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/383
Título: Aspectos anatomopatológicos através da imagem ultra-sonografia e biópsia percutânea guiada do baço de cães infectados por Leishmania (L.) chagasi no Município de São Luis - MA
Autor(es): Guimarães, Keyla dos Santos
Data do documento: 2008-06-30
Editor: UEMA
Resumo: A leishmaniose é uma antropozoonose causada por um protozoário, parasita intracelular, do gênero Leishmania, acometendo o homem e cães em todo o mundo, sendo estes últimos descritos como reservatórios naturais dessa enfermidade. O baço é um dos órgãos hematopoéticos e imunocompetentes envolvidos na leishmaniose visceral. Logo, com o objetivo de descrever os aspectos anatomopatológicos por meio da imagem ultra-sonográfica do baço de cães portadores de leishmaniose, e testar a eficiência da técnica da biópsia percutânea guiada como método minimamente invasivo na complementação diagnóstica dessa doença, foram estudados 30 cães adultos, sem distinção de idade ou sexo, subdivididos em dois grupos de 15 animais entre soropositivos e soronegativos para Leishmania (L.) chagasi, provenientes da cidade de São Luís-MA. Ao analizar a ultra-sonografia do baço, tanto do grupo dos animais soropositivos quanto dos soronegativos para a leishmaniose, foi possível identificar e caracterizar a imagem quanto ao tamanho, contorno, arquitetura e ecotextura de parênquima. Constatou-se então que o exame sonográfico é um bom método de avaliação do baço e, como guia para a biópsia, revelou-se numa ferramenta útil e segura, podendo oferecer material satisfatório à avaliação tecidual e contribuir para a identificação do parasito, bem como de alterações histológicas sugestivas de leishmaniose.
Palavras-chave: Leishmaniose
Biópsia guiada
Cães
Baço
Ultra –som
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KEYLA DOS SANTOS GUIMARÃES.pdf768.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.