Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/378
Título: Frequência de anticorpos contra o vírus da Diarreia Viral Bovina (BVDV) em bovinos leiteiros não vacinados no estado do Maranhão
Autor(es): Chaves, Nancyleni Pinto
Data do documento: 2009-03-06
Editor: UEMA
Resumo: O Vírus da Diarréia Viral Bovina (BVDV) possui distribuição mundial e é considerado um dos principais patógenos de bovinos. É responsável por perdas econômicas tanto na esfera produtiva como reprodutiva. Deste modo, a pesquisa foi realizada, com o objetivo de estabelecer a frequência de anticorpos contra o BVDV na bacia leiteira do estado do Maranhão. Amostras de soro sangüíneo de 920 fêmeas bovinas não vacinadas contra a diarréia viral bovina (BVD) foram analisadas por meio da técnica de ELISA indireto. O estudo foi realizado em 92 propriedades leiteiras, pertencentes a 23 municípios localizados nas regionais de Açailândia, Bacabal, Ilha de São Luís, Imperatriz e Pedreiras. As amostras de soro foram coletadas de fêmeas com ou sem sinais clínicos de infecção pelo BVDV e estratificadas segundo a faixa etária (> 3 anos, entre 3 a 7 anos e > 7anos). Durante a coleta das amostras, aplicou-se questionário epidemiológico para investigar fatores que poderiam estar associados à infecção. Das 920 amostras de soro analisadas, 65,66% (n=604) foram reagentes, 3,80% (n=35) suspeitas e 30,54% (n=281) não reagentes. Nas regionais obtiveram-se frequências de 67,5% (n=108), 53,57% (n=150), 80% (n=96), 63,75% (n=102) e 74% (n=148), para Ilha de São Luís, Imperatriz, Açailândia, Pedreiras e Bacabal, respectivamente. Nos 23 municípios amostrados foram encontrados animais reagentes, com detecção de bovinos sorologicamente positivos em 94,57% das propriedades. Não se observou diferença significativa (P= 0,21) entre a população estratificada por faixa etária. Das variáveis consideradas fatores de risco para a infecção pelo BVDV, a presença de suínos, ausência de assistência veterinária, uso de monta natural ou de monta natural associada à inseminação artificial e diarréia, apresentaram significância estatística (P<0,05) associada à soropositividade para BVDV. Os resultados obtidos demonstram níveis elevados de frequência e prevalência do BVDV no rebanho bovino de aptidão leiteira do estado do Maranhão. Esses achados indicam a necessidade da realização de diagnóstico sistemático e monitoramento dos rebanhos, além da implantação de medidas de controle e profilaxia, como remoção gradual de animais infectados, realização de quarentena ao ingresso de novos animais nas propriedades, realização de exames sorológicos e vacinações.
Palavras-chave: Anticorpos
.Bovinos leiteiros
Frequência
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Chaves, Nancyleni Pinto.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.