Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/375
Título: Aspectos epidemiológicos e soprevalência da leishmaniose e babesiose em cães de raça no município de São Luís – MA.
Autor(es): Carvalho Filho, Nordman Wall Barbosa
Data do documento: 2008
Editor: UEMA
Resumo: A Leishmaniose Visceral Canina e a Babesiose Canina são doenças de grande importância na clínica veterinária principalmente a a partir da década de 80 quando foi constatada mudança no perfil epidemiológico da LVC, aparecendo como surto epidêmico na periferia de grandes centros urbanos como Fortaleza, São Luís, Teresina, Natal, Campo Grande, Belo Horizonte e Rio de Janeiro por outro lado a Babesiose canina. Enquanto, os ectoparasitas dos cães é outra grande preocupação que criadores e futuros proprietários de cães de raça pura possuem, pois interfere no estado geral do animal e podem transmitir enfermidades que muitas das vezes levam a óbito, dentre elas podemos citar a babesiose canina. O objetivo do presente estudo foi determinar a soroprevalência e os fatores de risco dessas enfermidades em 8 raças caninas puras (Rotweiler, Fila Brasileiro, Doberman,Boxer, Pitt Bull, Dashund miniatura pelo curto, Pinscher Miniatura, Shit-Tzu e Yorkshire Terrier) e residentes no município de São Luís – MA, no período de Janeiro de 2006 a janeiro de 2008. Os resultados revelaram uma soroprevalência de 22,16% para Leishmania e 24,55% para Babesia e os principais fatores de risco encontrados foram: idade, sexo, pelagem, orientação de criação por veterinários e tratamento da pelagem. Portanto, a escolha dos animais, ambiente e a higienização dos cães são fatores importantes para evitar essas doenças, porém, devido ao alto custo para aquisição de um filhote de cão de raça pura a existência de uma alta taxa de prevalência dessas enfermidades limita a criação desses animais.
Palavras-chave: Leishmania
Babesia
Cães
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NORDMAN WALL BARBOSA.pdf479.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.